Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Ouvidoria
Última atualização: 09/08/2021 às 22h20 | Data de publicação: 10/12/2015 às 12h12

As Ouvidorias públicas são unidades de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.

A Ouvidoria é um órgão mediador que estabelece o elo entre a comunidade e o Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

Confira o Regimento Interno da Ouvidoria e do Serviço de Informação ao Cidadão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano.


Tipos de Manifestação

Elogio

Demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido ou sobre as pessoas que participam do serviço/atendimento.

Denúncia
Comunicação de irregularidades ocorridas na administração pública ou ocorridas em razão do exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções.

Comunicação de infrações disciplinares prática de atos de corrupção ou improbidade administrativa que venham ferir a ética e a legislação.

Reclamação
Manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou do servidor público, considerado ineficiente, ineficaz ou não efetivo.

Sugestão
Manifestação que apresenta uma ideia ou proposta para aprimoramento dos serviços prestados pela Administração Pública, ainda que associada a uma reclamação específica.

Simplifique
Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrático, poderá apresentar solicitação de simplifique.

Como se manifestar?

Qualquer cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do IF Baiano, que utiliza o e-Ouv (Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal) para formalizar as manifestações pela internet.

Para registrar sua manifestação, clique aqui.


Outros canais de comunicação:

As manifestações também podem ser feitas, pessoalmente, ou através de carta, pelo endereço:

Ouvidoria do IF Baiano – Reitoria
Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador-BA CEP: 41720-052


Orientações Complementares:

Pelo sistema, a(o) cidadã(o) pode se manifestar de forma anônima ou identificada, neste último caso, ao final do registro da manifestação, um número de protocolo é gerado automaticamente, permitindo que o usuário consulte o andamento de sua manifestação. As respostas poderão ser visualizadas no sistema ou no e-mail informado durante o registro.

Clique aqui e participe da pesquisa de satisfação sobre a Ouvidoria do IF Baiano.


Documentos

Relatório Anual da Ouvidoria 2020

Relatório Anual da Ouvidoria 2019


Contato:

E-mail: ouvidoria@ifbaiano.edu.br

Telefone: (71) 3186-0049

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br