Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Assessoria de Internacionalização
Última atualização: 15/09/2022 às 16h43 | Data de publicação: 23/08/2018 às 09h04

Diante do atual contexto do Institutos Federais no Brasil e com o crescimento dos processos de globalização e integração nos mais diversos âmbitos, é fundamental a compreensão do papel da Internacionalização no que se refere à Educação Pública e, em especial, à Educação Profissional e Tecnológica no Brasil (SCHMITZ, et. al, 2016). Nesse sentido, a internacionalização, de acordo com Stallivieri (2019) passou a ser percebida em todos os ambientes das instituições de ensino, ou seja, ela é necessariamente uma manifestação transversal que contempla, além do conhecido tripé ensino, pesquisa e extensão, também as atividades de gestão.

O IF Baiano compreende que as relações internacionais representam premissa fundamental para o desenvolvimento institucional e dos territórios por se tratar de um processo no qual se integra uma dimensão intercultural, principalmente no que diz respeito à troca de conhecimentos. O intercâmbio e o diálogo entre as culturas representam um estímulo para a compreensão das diferenças, bem como para a troca de experiências.

A Copin também é responsável pela formalização institucional dos acordos acadêmicos de cooperação e de intercâmbio que se estabelecem entre o IF Baiano e outras instituições sediadas em diversos países. Desta forma, esta Coordenação buscará manter e ampliar a política de intercâmbio institucional, dentro e fora do país, proporcionando o conhecimento das diversas possibilidades de estudo no exterior.

Assessora

Programas

Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal. O Programa tornou-se uma importante iniciativa para auxiliar no processo de internacionalização e para contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras, além de promover residência docente para os futuros profissionais do ensino de línguas estrangeiras.

Editais

Edital de intercâmbio Conif/AI nº 1/2019

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br