Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Assessoria de Internacionalização
Última atualização: 19/10/2023 às 16h51 | Data de publicação: 23/08/2018 às 09h04

Bem-vindo à Internacionalização do IF Baiano: Uma Jornada para a Integralidade, Equidade e o Sucesso Estudantil Intercultural
No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), a Política Institucional de Internacionalização é um compromisso sólido que visa à integralidade, à universalidade, à busca pela equidade e à incorporação de novas tecnologias, saberes, práticas e valores interculturais entre diferentes povos. Além disso, reconhecemos a importância da internacionalização para a permanência e o êxito do estudante.
Compreendemos a internacionalização como um processo que abraça a integralidade, promovendo não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também a equidade intercultural, contribuindo, assim, para a permanência e o sucesso dos nossos estudantes. Buscamos criar um ambiente onde todos (estudantes e servidores) possam prosperar, independentemente de sua origem, enquanto exploram o enriquecimento cultural proporcionado pelo convívio com pessoas de diferentes partes do mundo.
A internacionalização é um dos pilares que busca potencializar o desenvolvimento científico e tecnológico, o que, por sua vez, contribui diretamente para o sucesso da comunidade acadêmica. A exposição a diversas perspectivas globais e a colaboração com pesquisadores de renome internacional enriquecem a experiência educacional, tornando-a mais atraente e produtiva para nossos alunos e servidores.
A Política Institucional de Internacionalização do IF Baiano tem como objetivo consolidar e expandir a colaboração internacional em todos os aspectos de nossa instituição, desde o ensino e a extensão até a pesquisa, inovação, desenvolvimento institucional e gestão. Isso, por sua vez, não apenas enriquece a formação acadêmica, mas também contribui para a permanência e êxito dos nossos estudantes, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado e desafiador e desenvolvimento e crescimento de nossos servidores.
Estamos empenhados em abrir portas para nossa comunidade acadêmica explorarem o mundo, adquirirem novos conhecimentos, desenvolverem habilidades interculturais e, por fim, garantirem seu sucesso acadêmico e profissional.
A internacionalização é um caminho que enriquece nossa instituição e contribui para a formação de cidadãos globais conscientes e preparados para os desafios do século XXI.
Junte-se a nós nessa jornada de integralidade, equidade, descoberta intercultural e sucesso, impulsionada pela Política Institucional de Internacionalização do IF Baiano

Programas

Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em línguas estrangeiras a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal. O Programa tornou-se uma importante iniciativa para auxiliar no processo de internacionalização e para contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras, além de promover residência docente para os futuros profissionais do ensino de línguas estrangeiras.

Editais

Edital de intercâmbio Conif/AI nº 1/2019

Documentos

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br