Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Comissão Própria de Avaliação
Última atualização: 23/08/2023 às 15h57 | Data de publicação: 03/12/2015 às 15h35

O que é CPA?

Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, conforme previsto lei federal nº 10861/2004, tendo como uma das suas principais atribuições a implantação e o desenvolvimento de processos de avaliação institucional.


Quais são os objetivos?

Coletar dados, sistematizar informações, analisar coletivamente os significados de suas realizações, assim identificar pontos fracos, pontos fortes e potencialidades da instituição.

A atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) se fundamenta na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.


O que a CPA avalia?

A comissão avalia aspectos estruturados em cinco eixos e dez dimensões, por meio de questionários, rodas de conversa, entrevistas e visitas in loco, destinados a comunidade acadêmica e a comunidade local:


O que é a Autoavaliação ou Avaliação Interna?

É um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, refletindo sobre seus processos internos e externos, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.


Quais são os princípios da Autoavaliação?

A Avaliação Interna tem como principais objetivos produzir conhecimentos aprimorados, questionar o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus principais problemas, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação com outros atores institucionais, aproximar-se da comunidade, desempenhar um papel científico e social e gerir informações que serão prestadas a sociedade. A autoavaliação é, portanto, um instrumento valioso para tomada de decisões na instituição em todos os seus seguimentos.


Quem pode responder os questionários elaborados pela CPA?

Todo o corpo docente, discentes e técnico administrativo, bem como a sociedade civil organizada pode e deve preencher os formulários de autoavaliação quando solicitados pela CPA. Desta forma, a instituição poderá conhecer de maneira abrangente como está desempenhando suas funções em todos os aspectos.


Por que a participação das diversas categorias é importante?

Porque é através das informações obtidas com o processo de avaliação e autoavaliação que a instituição IF Baiano consegue perceber quais são os aspectos que precisam melhorar e onde está obtendo êxito na sua realização. Corroborando, assim, para melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.


Quem são os membros da CPA?

As comissões são formadas por membros eleitos de diversos seguimentos: docentes, técnicos administrativos, discentes de nível superior e médio/técnico, além da sociedade civil. Cada categoria elege seus representantes que deverão compor as comissões nos campi.


Como posso ter acesso aos relatórios elaborados pela CPA?

Todos relatórios da CPA estão disponíveis no site do IF Baiano através do link: https://ifbaiano.edu.br/portal/comissoes/comissao-propria-de-avaliacao


Entre em contato através do e-mail cpa@ifbaiano.edu.br.

Consulte a equipe de membros da CPA.


Documentos

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br