Retrospectiva 2020: três momentos em que a Extensão foi destaque
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h15 | Publicado em 14 de janeiro de 2021 às 15h47

Confira ações da Extensão que marcaram 2020 no IF Baiano.

O ano de 2020 não foi fácil. Mesmo assim, a Extensão do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) não deixou de cumprir com seu papel e continuou realizando ações e práticas de grande relevância para a instituição e para a sociedade. Desde atividades de combate à pandemia a cursos e eventos online, essa área, que é uma das colunas do tripé da instituição, concretizou trabalhos importantes dentro de um contexto atípico para as comunidades interna e externa.

Confira algumas das ações da Extensão do IF Baiano que marcaram o ano de 2020.

1. Ações de combate à pandemia

Muitas universidades e instituições públicas do país arregaçaram as mangas para colaborar com a comunidade civil no combate a uma das maiores pandemias da história. O IF Baiano foi, e continua sendo, uma dessas instituições, e realizou ações que beneficiaram diretamente a comunidade externa.

Os 14 campi e reitoria, espalhados por toda a Bahia, estiveram empenhados, desde os primeiros momentos, na produção e entrega de álcool em gel, de máscaras de proteção, de sabão e de suportes para higienizadores das mãos. Além disso, arrecadou, com o auxílio de alunos e servidores, e cumprindo as recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS), alimentos e produtos de higiene, os quais também foram distribuídos a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As ações de Extensão do IF Baiano voltadas ao combate à pandemia aconteceram através do estabelecimento de parcerias com empresas, órgãos públicos e da própria população, a fim de amenizar os impactos da crise sanitária nos municípios baianos.

Mais iniciativas aqui.

1. Curso gratuito de Libras

Em junho de 2020, o IF Baiano, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), divulgou a oferta de 600 vagas para duas modalidades, iniciante e intermediário, de um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ambos os níveis com carga horária de 160 horas. A oferta foi aberta a toda a comunidade e o curso realizado por meio de aulas remotas. O início das atividades foi marcado por duas aulas inaugurais.

O curso iniciante trazia como objetivo viabilizar conhecimentos e práticas acerca da interpretação simultânea entre Libras e o português, e vice e versa, para relacionamentos comerciais, de trabalho e pessoais. Já o nível intermediário tinha em sua ementa o ensino da conversação em Libras nos setores de instituições públicas e privadas que trabalham com atendimento ao público.

Com o sucesso do curso, que obteve milhares de inscrições de todo o país, foram disponibilizadas mais 2 mil vagas, em julho, para candidatos em lista de espera. A iniciativa desse curso e de outras ações na modalidade de ‘Educação a distância” conseguiram oferecer formação e aprendizado de forma gratuita, permitindo que a instituição pudesse atender a comunidade na condição de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.

1. Comemoração vasta do Dia da Consciência Negra

Mesmo em um ano atípico, muitos eventos foram realizados pelo IF Baiano. De forma online, professores, alunos e servidores não deixaram de comemorar datas importantes do calendário. O dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi um deles.

A data foi lembrada através de publicações nas redes sociais do Instituto, eventos online que garantiram palestras e oficinas, publicação de conteúdos audiovisuais em plataformas de vídeos, reuniões remotas de grupos de pesquisas, seminários, que duraram até uma semana, lives, rodas de conversas, bate-papos e apresentações culturais.

A Extensão – O Conselho Nacional de Educação, através da Resolução Nº 7, de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para Extensão na Educação Superior, concretiza que essa é o conjunto de “atividades que se integram à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”.