Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano promove aulas inaugurais online para receber alunos de cursos de Libras
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h56 | Publicado em 10 de julho de 2020 às 18h53

Eventos foram transmitidos via plataforma digital, devido às recomendações de isolamento social, para estudantes de todo o país.

Compartilhe nas redes sociais:

A Pró-Reitoria de Extensão do IF Baiano (Proex) realizou hoje, 10 de julho, aulas inaugurais de dois cursos FIC para ensino de Libras, que estão sendo ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Os eventos ocorreram via plataforma online, pela manhã, para os estudantes do nível intermediário, e à tarde, para a turma do nível iniciante. 

As aulas inaugurais foram marcadas pelas boas-vindas aos estudantes do curso, dadas pelo pró-reitor de Extensão do IF Baiano, Rafael Trocoli, e por uma palestra com o professor de Libras, Aisamaque Souza, que apresentou a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem e as metodologias que serão adotadas durante as aulas. 

São 600 estudantes, de todo o país, matriculados nos dois cursos. A formação tem o intuito de ensinar pessoas ouvintes a se comunicarem com pessoas surdas, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Segundo o pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli, essa ação contribui para que o Instituto dê mais um passo na consolidação de suas políticas inclusivas. “Promover a formação de profissionais habilitados para acolher surdos em várias outras instituições e segmentos da sociedade é uma necessidade prioritária”, afirmou.

A oferta destes cursos também é parte do conjunto de medidas do IF Baiano destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. “A oferta dos cursos na modalidade ‘Educação a Distância’ tem sido um aspecto positivo e atrativo, o qual atende a atual condição de isolamento social, em função da pandemia da Covid-19. Desse modo, foram cerca de 11 mil inscritos de várias regiões do Brasil em ambos os cursos, o que comprova a aceitação da estratégia proposta, bem como demonstra a real necessidade para o atendimento dessa demanda social”, concluiu Trocoli.

Em palestra de abertura, o professor Aisamaque Souza apresentou aos alunos o ambiente de aprendizagem dos cursos.

Promover um melhor atendimento a pessoas surdas em seu local de trabalho foi o que motivou a servidora da Defensoria Pública, Talitta Martins, que participou da atividade online, a se inscrever no curso. “Atendemos muitas pessoas na Defensoria, com as mais diversas demandas e características. Neste sentido, acredito que os órgãos públicos devem se capacitar para atender o número mais diversificado de pessoas, pois elas não podem sofrer restrição de acesso simplesmente por possuírem uma deficiência”, contou. 

Ela também destacou a possibilidade de se iniciar na língua via Educação à Distância, nestes tempos em que a recomendação das autoridades é o isolamento social. ”A pandemia terminou distanciando fisicamente as pessoas, mas as tecnologias possibilitam uma aproximação, além da difusão de conhecimento, o que é fundamental, ainda que tenha limitações.”

Sobre a formação 

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a qual o IF Baiano integra, são voltados para que as pessoas possam se aperfeiçoar ou introduzir conhecimentos em determinada área. 

Nesse sentido, o professor Aisamaque Souza, que ministrou a palestra de abertura, explica que a formação representa um pontapé inicial para que o aluno comece no universo da interpretação de Libras, compreendendo as práticas da língua.  No entanto, os cursos não habilitam o aluno para atuar como intérprete. “O curso possibilita que o aluno compreenda as noções introdutórias da interpretação no que diz respeito às estratégias mentais de interpretação, tipologias de interpretação, etc. Para ser intérprete é preciso fazer um curso técnico de Tradução-Interpretação ou graduação em Letras/Libras”, complementa.  

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br