Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, conforme previsto lei federal nº 10861/2004, tendo como uma das suas principais atribuições a implantação e o desenvolvimento de processos de avaliação institucional.
Coletar dados, sistematizar informações, analisar coletivamente os significados de suas realizações, assim identificar pontos fracos, pontos fortes e potencialidades da instituição.
A atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) se fundamenta na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.
A comissão avalia aspectos estruturados em cinco eixos e dez dimensões, por meio de questionários, rodas de conversa, entrevistas e visitas in loco, destinados a comunidade acadêmica e a comunidade local:
É um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, refletindo sobre seus processos internos e externos, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
A Avaliação Interna tem como principais objetivos produzir conhecimentos aprimorados, questionar o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus principais problemas, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação com outros atores institucionais, aproximar-se da comunidade, desempenhar um papel científico e social e gerir informações que serão prestadas a sociedade. A autoavaliação é, portanto, um instrumento valioso para tomada de decisões na instituição em todos os seus seguimentos.
Todo o corpo docente, discentes e técnico administrativo, bem como a sociedade civil organizada pode e deve preencher os formulários de autoavaliação quando solicitados pela CPA. Desta forma, a instituição poderá conhecer de maneira abrangente como está desempenhando suas funções em todos os aspectos.
Porque é através das informações obtidas com o processo de avaliação e autoavaliação que a instituição IF Baiano consegue perceber quais são os aspectos que precisam melhorar e onde está obtendo êxito na sua realização. Corroborando, assim, para melhoria da qualidade dos serviços prestados à comunidade.
As comissões são formadas por membros eleitos de diversos seguimentos: docentes, técnicos administrativos, discentes de nível superior e médio/técnico, além da sociedade civil. Cada categoria elege seus representantes que deverão compor as comissões nos campi.
Todos relatórios da CPA estão disponíveis no site do IF Baiano através do link: https://ifbaiano.edu.br/portal/comissoes/comissao-propria-de-avaliacao
Entre em contato através do e-mail cpa@ifbaiano.edu.br.
Consulte a equipe de membros da CPA.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br