Simpósio promovido pelo Campus Lapa discute desafios da educação no pós-pandemia
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h15 | Publicado em 15 de dezembro de 2020 às 14h31

Evento trabalhou o tema “Ciência, Território, Sociedade para além do tempo de pandemia”

Discutir perspectivas e desafios da educação, ciência e inovação foi um dos objetivos do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa (SiEPEx). O evento, realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro, com transmissão pelo canal do campus no YouTube, teve como tema “Ciência, Território, Sociedade para além do tempo de pandemia”.

A abertura do SiEPEx, que aconteceu na manhã do dia 9 de dezembro, foi antecedida pela comemoração dos 10 anos do Campus Bom Jesus da Lapa, realizada dois dias antes, em 7 de dezembro.

O reitor do IF Baiano, Aécio José Araújo Passos Duarte, participou da abertura. Em seu discurso, ele saudou os participantes, fez agradecimentos e parabenizou a comissão organizadora, a qual foi integrada por docentes e técnicos administrativos da unidade Bom Jesus da Lapa. “Essas atividades têm sido de grande importância para a manutenção do nosso Instituto. Isso mostra que o IF Baiano ainda continua atuante, mesmo que num formato online, porque não temos condições de estarmos juntos para realizarmos esses eventos presencialmente ainda. A ideia é genial e grandiosa”, comentou.

Duarte também pontuou sobre a relevância do tema do simpósio. “Temos uma programação que consegue chegar à questão da sociabilidade e isso é muito interessante, já que é a cara da nossa rede abranger alunos de diferentes níveis e de distintas modalidades para discutir temas da nossa atualidade. O evento traz também um questionamento que tem que ser pensado: como serão nossas relações com todas essas novas vertentes formativas?”, questionou o reitor.

Para o Diretor Geral do Campus Bom Jesus da Lapa, Geângelo de Matos Rosa, a realização do Simpósio demonstra o comprometimento de manter vivas as atividades do campus. “Vale lembrar também que o tema do nosso encontro é muito feliz porque a gente precisa manter acesa as expectativas de que existe um novo normal e de que nossas vidas têm que continuar. As nossas escolas precisam estar dentro dessas discussões.”

Mesas, minicursos e sessão científica

O tema geral do evento foi abordado em quatro mesas, distribuídas entre os dias de evento. A primeira trouxe o tema “Ciência, Território, Sociedade em novos tempos” e abordou aspectos importantes dos modos de se fazer ciência na contemporaneidade, levando em consideração políticas públicas no âmbito acadêmico. Já a segunda mesa teve como tripé de discussão a “informática, a sociedade e o trabalho” e trouxe aspectos relacionados a negócios e à proteção de dados na internet. Ambas as mesas foram concluídas no dia 9, sendo as primeiras atividades do evento após a abertura.

A terceira mesa também aconteceu no primeiro dia de simpósio e contou com o tema “Educação profissional e tecnologia: contexto atual e possibilidades”. A discussão foi em torno da pesquisa e da produção de saber dentro do IF Baiano, tendo em vista processos educativos do ensino profissional nas unidades. Já a quarta mesa, que aconteceu no dia 10, trouxe a temática “Desafios da produção e boas práticas da agropecuária” e discutiu as principais barreiras encontradas com as incertezas climáticas em tempos de plantação no campo, além de estratégias de enfrentamento a essa problemática no território em que o Campus Bom Jesus da Lapa está inserido, o Velho Chico.

O evento também contou com oficinas, as quais buscaram tratar de assuntos ligados ao meio acadêmico como artigo científico, currículo Lattes, softwares, dicção e oratória, entre outros. O simpósio também disponibilizou uma sessão científica, a qual contou com a apresentação de 10 trabalhos de pesquisadores de várias regiões do Brasil.

Estudantes do Instituto Federal do Paraná apresentam trabalho no Siepex – Campus Lapa

A organização e o legado do simpósio

“O Primeiro Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão representou momentos de muita satisfação, pois, apesar das dificuldades impostas pelo momento histórico vivido, conseguimos possibilitar a realização exitosa de um evento primoroso, com diferentes participações”, comentou o titular do núcleo de eventos do Campus Lapa e um dos organizadores do simpósio, Wilder Machado Cruz.

A Coordenadora de Pesquisa do Campus Bom Jesus da Lapa, Eurileny Lucas de Almeida, também avaliou o encontro de forma positiva afirmando que ele representou um “encontro de saberes, oportunidades, aprendizado e crescimento profissional, além de ter sido importante para a experiência e o fortalecimento de laços”.

Apresentações artísticas de alunos do Instituto fizeram parte da programação.

O evento foi encerrado no dia 11 de dezembro, no período da tarde, com a exibição de apresentações artísticas. Participaram do simpósio estudantes, egressos do instituto, profissionais liberais, agricultores, entre outros.

Para saber mais sobre o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa, acesse o site do evento. Os vídeos da transmissão do evento estão disponíveis no YouTube.