Semana Territorial Norte-Nordeste abre programação
Atualizado em 26 de outubro de 2020 às 15h14 | Publicado em 19 de outubro de 2020 às 14h08

IF Baiano participa da Semana com eventos em vários campi durante o mês de outubro

Está aberta a programação da Semana Territorial Norte-Nordeste, da qual o IF Baiano faz parte com eventos em vários campi. Sérgio Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia e um dos coordenadores do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, abriu o evento, no último sábado (17), falando sobre os avanços, ao longo da história, e as ameaças e desafios atuais na Ciência e Tecnologia do Brasil. O ex-ministro fez um balanço histórico da Ciência e Tecnologia no país, mostrando os períodos de crescimento e investimento na área e como, atualmente, a pasta sofre considerável crise orçamentária.

Rezende ressaltou a importância do investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento econômico, o aumento da riqueza e a soberania das nações. Segundo ele, os países mais ricos do mundo são aqueles que mais produzem conhecimento. “70% do PIB dos países industrializados são gerados na economia do conhecimento”, explica o ex-ministro. A palestra foi gravada e está disponível neste link, confira.

Os docentes Marcos Couto, da Universidade Federal de Sergipe, e Ivan Pereira, do Instituto Federal Baiano – Campus Uruçuca, mediaram a mesa de abertura e, ao final, debateram as perguntas enviadas pelo público. Para Ivan, a parceria entre instituições, que reafirma o consórcio da Rede ICT Nordeste, é muito importante para o fortalecimento da Ciência e Tecnologia. “Nós estamos congregando o Norte e o Nordeste e, numa primeira edição, de 16 estados a gente conseguir mobilizar 13, é muito interessante”, afirma o docente.

Para acompanhar todas as opções de eventos sobre Ciência e Tecnologia da Semana Territorial Norte-Nordeste, confira o site do evento.

Clique aqui para informações mais detalhadas sobre a programação do IF Baiano para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.