Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano realizará eventos da SNCT em parceria com instituições do Norte-Nordeste
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h52 | Publicado em 2 de outubro de 2020 às 14h56
Compartilhe nas redes sociais:

Um consórcio firmado entre 24 instituições de ensino superior da região Nordeste, entre elas o IF Baiano, foi lançado no dia 28 de setembro. A Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas do Nordeste (Rede ICT Nordeste) tem o objetivo de oferecer suporte político e institucional à comunidade científico-tecnológica da Região Nordeste, fortalecendo-a para o enfrentamento da tríplice crise regional (a da pandemia da Covid-19, a socioeconômica e a da estrutural desigualdade regional).

É nesse contexto de parceria para o desenvolvimento e a inovação tecnológica que unidades do IF Baiano participam da Semana Territorial Norte-Nordeste, a qual reúne os eventos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizados no mês de outubro. Confira no site da Semana Territorial Norte-Nordeste as instituições que farão parte dos anais do evento.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) propôs como tema central da SNCT 2020 a Inteligência Artificial como nova fronteira da ciência brasileira. Para a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Mazzutti, a reunião dos eventos da SNCT na Semana Territorial Norte-Nordeste reforça a parceria firmada no consórcio e ajuda a divulgar e a popularizar a ciência, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Confira a programação (que poderá sofrer atualizações, pois ainda há eventos a serem confirmados):

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Alagoinhas

Entre os dias 20 e 23 de outubro, o Campus Alagoinhas realizará sua Semana de Ciência e Tecnologia, voltada não apenas para os alunos do campus, mas para toda a comunidade de Alagoinhas e região. As inscrições estão abertas e são realizadas pelo site do evento. O link de transmissão, na plataforma Google Meet, será disponibilizado no portal do evento, após inscrição. Segundo o coordenador do curso Técnico em Agroecologia e coordenador do evento, Francisco de Assis dos Santos Silva, o campus tem a missão de levar educação, ciência e tecnologia para Alagoinhas e região e através da SNCT é possível criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Secitec – IA Campus Guanambi

O Campus Guanambi realizará entre os dias 17 e 23 de outubro a Semana de Ciência e Tecnologia sobre Inteligência Artificial (Secitec-IA), em parceria com o Colégio Estadual Antônio Batista do município de Candiba e outras instituições da região. O evento será realizado por webnário com palestras, mesas-redondas e atividades estudantis científicas técnicas e lúdicas, destinado a um público diversificado de estudantes, docentes, agricultores, empreendedores e a comunidade em geral.

As inscrições estão abertas até o dia 23 de outubro, através do site do evento. Segundo a coordenadora do evento, a docente Sayonara Cotrim Sabioni, a Secitec-IA abordará a conceituação, aplicação e a influência da Inteligência Artificial na vida do cidadão e cidadã, contribuindo para a compreensão deste novo ramo de pesquisa da Ciência da Computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, destacando o ser inteligente.

A organização do evento espera a participação de aproximadamente 600 estudantes do Campus Guanambi e de outras escolas durante todos os dias do evento. “É um evento para a integração dos cursos, nos espaços de popularização das Ciências e de interatividade estudantil, como uma forma de propiciar um momento de produção científica, técnica e lúdica e de nos aproximar dos discentes, mesmo que em ambiente virtual”, explica Sayonara.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Serrinha

O campus Serrinha realizará, no dia 22 de outubro às 17h, uma live com o tema “Pesquisa e extensão na educação profissional e tecnológica: reflexões acerca do Território do Sisal”. Segundo a coordenadora de pesquisa da unidade, Letícia Lima de Sousa Fernandes, o evento tem como objetivos fomentar atividades de Pesquisa e Extensão no Campus Serrinha e Região Sisaleira a partir de um espaço de troca de experiência com outros profissionais da área, entender as especificidades da região em que o campus está inserido para assim melhor contribuir para os avanços da região, além de despertar a vocação científica e os talentos potenciais entre discentes. O evento é gratuito e realizado em parceria com a Uneb. Acompanhe neste link a transmissão do evento.

IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca

A IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uruçuca acontecerá entre os dias 19 e 24 de outubro, em parceria com escolas e instituições de ensino dos municípios da microrregião. O evento é a união das atividades interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão dos cursos do campus e terá programação diversificada de mesas-redondas, palestras, workshop e minicursos. As atividades irão abordar o tema da Inteligência Artificial em áreas como a indústria de alimentos, inclusão, gastronomia e estatística.

Para o professor e coordenador do evento, Josué Oliveira, a SNCT e o tema de 2020 serão meios importantes de estímulo e aproximação da comunidade externa para fortalecer a estruturação do Polo de Inovação do IF Baiano – Campus Uruçuca, em parceria com as organizações locais. “Nesse contexto, é de fundamental importância que o IF Baiano possa discutir o tema proposto pelo MCTI para aumentar o interesse e a aplicação da Inteligência Artificial nas atividades econômicas e de formação de RH do Território Litoral Sul Baiano”, afirma. O link para transmissão da Semana estará disponível no site do evento nos próximos dias.

Mesa-redonda sobre Inteligência Artificial e suas aplicações – Campus Santa Inês

O Campus Santa Inês realizará mesa-redonda para discutir Inteligência Artificial e suas aplicações no dia 29 de outubro, às 9h. As inscrições para obtenção de certificado serão realizadas durante o evento através de lista de presença na plataforma Google Form. Para o presidente da comissão organizadora do evento, é importante que a comunidade do Campus Santa Inês se atualize sobre o tema da SNCT, por isso a comissão preparou uma mesa com especialistas no assunto.

Os debatedores convidados para o evento são Leandro Silva Teixeira, que desenvolve projeto com tecnologia assistiva utilizando Arduino, aplicação de Inteligência Artificial nas redes sociais; Marcos Martinez do Vale, que atua com Sistemas Inteligentes: data mining, modelagem fuzzy e RNA aplicada à produção animal e o empresário e perito judicial, que atua com automação industrial e agropecuária, sistemas embarcados, linux embarcado e IOT, Ivan Assaritti. O evento será transmitido neste link.

II Semana de Ciência e Tecnologia de Xique-Xique

O Campus Xique-Xique, em parceira com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) realizará a II Semana de Ciência e Tecnologia de Xique- Xique entre os dias 5 e 8 de outubro, com transmissão no canal do Youtube do campus. O evento traz como tema a Inteligência Artificial para a ciência no Semiárido e tem como objetivo fomentar espaços de discussão e disseminação do conhecimento com temas atuais para os estudantes e servidores das duas instituições e que promovam o estímulo à ciência e tecnologia no processo de inovação, bem como permitir o aperfeiçoamento dos docentes.

“Pensamos em trazer a discussão do tema da SNTC para uma realidade mais local, pensando em reflexões sobre a inteligência artificial e possíveis soluções para o Semiárido voltadas aos recursos hídricos, à agroecologia, à agropecuária”, conta a docente e coordenadora de Pesquisa do campus, Roberta Machado. Ainda é possível realizar inscrições para obtenção de certificado no site do evento.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br