Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Retrospectiva: ações de extensão fortaleceram laços do IF Baiano com a comunidade em 2021
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 08h55 | Publicado em 4 de janeiro de 2022 às 15h47
Compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar os saberes produzidos dentro das instituições públicas de educação e estar mais próximo à comunidade externa são algumas formas de inspirar soluções para os desafios regionais e globais. Por meio das ações de extensão, desenvolvidas por seus estudantes e servidores, o IF Baiano vem cumprindo essa relevante função social. 

Durante o ano de 2021, diversos projetos e programas se configuraram como elementos formativos para os discentes e permitiram que a comunidade acadêmica tivesse mais oportunidades de atuar junto às demandas dos territórios de identidade, assistindo, por exemplo, pessoas impactadas pela pandemia de Covid-19.

A seguir, destacamos cinco vezes em que o IF Baiano ampliou seu papel extensionista em 2021.

1. Assistência a empreendedores afetados pelas consequências da pandemia

Um dos destaques de 2021 na área de Extensão no IF Baiano foi o desenvolvimento de ações do programa IF Mais Empreendedor. Durante o ano, sete projetos de servidores e estudantes, forneceram atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores e empreendedores individuais nos municípios de Guanambi, Itapetinga, Itaberaba, Uruçuca e Teixeira de Freitas.

O IF Mais Empreendedor é um programa nacional desenhado para promover ações de remodelagem de negócios que foram afetados negativamente pela Pandemia da Covid-19. 

O empreendedor Saulo Lima foi uma dos 49 beneficiados pelas consultorias. Durante a pandemia, ele enfrentou uma diminuição drástica no público de seus estabelecimentos, dificuldades de abastecimento junto aos fornecedores e, por não conseguir acordo de redução de aluguel nos períodos de fechamento do comércio, precisou entregar um dos pontos da empresa. Com a consultoria, ele pôde definir planos para recuperar a saúde do negócio. “Sem dúvidas, para o micro e pequeno empresário, receber apoio e orientação em forma de consultoria personalizada por profissionais gabaritados é algo muito relevante”, declarou.

Além disso, a participação no IF Mais Empreendedor foi uma oportunidade única para quem está em processo de formação, como ressaltou a estudante do IF Baiano, Michele Rocha Berto. “O curso técnico de administração nos dá uma certa noção do que é participar de tudo isso, mas conhecer de perto e viver na prática é totalmente diferente, pois a gente vê as dificuldades, a estrutura, a coordenação, a organização dessas micro empresas e tem uma ideia de como agir, resolver ou apresentar novas opções para estes negócios”.

Um dos negócios atendidos pelo programa IF Mais Empreendedor, a loja de Saulo precisou se reinventar durante a pandemia.

2. Lançamento das primeiras edições da revista de Extensão do IF Baiano

Em 2021, o IF Baiano ganhou um espaço para registrar os resultados das diversas ações e projetos extensionistas realizados em suas unidades. Em abril, foi lançada a Revista Trilhas, periódico de difusão científica que reúne artigos e relatos de experiência voltados à Extensão Universitária. A organização é realizada pela Pró-reitoria de Extensão do IF Baiano (Proex), por meio da Coordenação Geral de Difusão Técnica, Científica e Cultural. 

No primeiro volume, a revista trouxe dois artigos e dez relatos de experiência. Em setembro, mais um volume foi lançado, desta vez, homenageando a vida e obra de Paulo Freire. Com a edição especial, buscou-se reunir a produção acadêmico científica com foco nas categorias do pensamento “Freiriano”. 

Com submissão de fluxo contínuo e periodicidade irregular, a Revista Trilhas recebe trabalhos até a publicação de um novo volume. São aceitos artigos e relatos de experiências, originais e inéditos, das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, e Multidisciplinar.

3. Aumento da produção e publicação de e-books

2021 foi o ano de potencializar a publicação de e-books escritos pela comunidade acadêmica do IF Baiano. Durante o período, foram publicados 16 livros digitais nas mais diversas áreas de conhecimento, viabilizados por meio de apoio financeiro da chamada 07/2020, da Proex/IF Baiano. Ao todo, foram 175 artigos escritos por servidores, estudantes e colaboradores parceiros de outras instituições de ensino/extensão/pesquisa, publicados em conceituadas editoras do Brasil. 

Um exemplo destas publicações foi o e-book “Assistência Estudantil: as múltiplas interfaces”, organizado pelas servidoras Emily Carvalho e Nívia dos Anjos, com a contribuição de profissionais que atuam na assistência estudantil e de estudantes de sete campi da instituição. Com a obra, foi possível trazer à luz a importância da assistência estudantil para a consolidação das instituições de ensino como ambientes inclusivos, acessíveis e comprometidos com a formação humana e cidadã, e com o bem-estar biopsicossocial dos estudantes.

Segundo a Proex, para 2022, está prevista a publicação de mais 22 e-books, com cerca de 8 a 16 artigos/capítulos em cada obra, consolidando a política de publicação e divulgação das atividades e ações extensionistas no IF Baiano.

4. Promoção da arte e reconhecimento de talentos

Diversas linguagens artísticas foram apresentadas por servidores(as), discentes, egressos, estagiários(as) e terceirizados(as) do IF Baiano durante a edição 2021 do Festival de Arte e Música do IF Baiano (Famif). Ao todo, 41 inscrições foram classificadas, com representantes de 13 campi e reitoria do IF Baiano. Por conta da pandemia, o evento foi realizado em formato totalmente virtual. 

Os participantes usaram a criatividade ao apresentar, em vídeos, suas músicas, danças, poemas, artes visuais, entre outros. Distantes da comunidade escolar desde março de 2020, muitos participantes expressaram em sua arte as emoções vividas durante a pandemia. 

Com o tema “Para estar junto não é preciso estar perto”, a edição em formato digital teve como júri, o público, que votou em suas apresentações favoritas por meio de curtidas e compartilhamentos dos posts da página do evento no Instagram. Ao todo, a página contabilizou 12.044 curtidas, quase 60.000 visualizações e 2.465 comentários nos vídeos das apresentações. Confira a lista de vencedores.

Inédito em formato 100% online, Famif encantou o público com apresentações artísticas de discentes e servidores

5. Mais de 100 projetos de extensão aprovados 

Foram 111 propostas de projetos de extensão aprovadas em editais voltados para apoio a ações extensionistas em 2021, que se juntam ao universo de iniciativas realizadas continuamente no âmbito da instituição. 

O Edital 06/2020, Fluxo Contínuo – Edital para Projetos e Eventos, lançado para atender o cadastro de projetos e eventos extensionistas no âmbito do IF Baiano, cadastrou 33 projetos/eventos ao longo do ano. Já os editais PIBIEX, nas modalidades Junior e superior, totalizaram 63 projetos aprovados, contemplando todas as unidades do IF Baiano. Além disso, o edital do Programa de Extensão Tecnológica (PET) aprovou 15 projetos de extensão tecnológica, envolvendo recursos de capital e custeio. 

Perspectivas para 2022

De acordo com o pró-reitor de Extensão do IF Baiano, Rafael Trocoli, a ideia é que em 2022 o IF Baiano possa continuar pensando e executando ações extensionistas junto às comunidades, focadas na contemplação da ciência e tecnologia em diálogo com os saberes tradicionais. 

“E diante dos desafios ocasionados pelo período de pandemia e agora, em associação com problemas sociais ocasionados pelas fortes chuvas em todo nosso Estado, a Extensão certamente será mais ainda necessária com vistas a garantir a qualidade de vida das pessoas atendidas”, afirmou. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br