Servidoras lançam e-book sobre assistência estudantil no IF Baiano
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h18 | Publicado em 15 de março de 2021 às 12h59

As servidoras do Instituto Federal Baiano, Emily L. Carvalho e Nívia B. dos Anjos, acabam de lançar pela editora Appris com apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), através da Chamada Interna n.° 07/2020, o e-book Assistência Estudantil – as múltiplas interfaces. A publicação foi organizada por elas que são, respectivamente, enfermeira e assistente social do Instituto e conta com a contribuição de profissionais das diversas áreas de atuação da assistência estudantil e estudantes de sete campi da instituição.

O livro traz à reflexão a importância da assistência estudantil para o revigoramento das instituições de ensino como ambientes inclusivos, acessíveis e comprometidos com a formação humana e cidadã e com o bem-estar biopsicossocial dos estudantes. Envolvidas em ações práticas, de pesquisa e extensão, as profissionais da assistência estudantil resolveram se debruçar sobre esta produção teórica por perceberem uma carência de publicações científicas na área e também pela necessidade de fortalecê-la.

“A assistência estudantil é um braço forte das instituições de ensino para assegurar o acesso, o êxito e a permanência dos estudantes durante o percurso formativo, por isso produzir pesquisas sobre essa área é imprescindível, sobretudo para fornecer subsídios para seu fortalecimento”, explica Nívia.  Diante do difícil cenário que a educação vem atravessando, as autoras esperam que produção incentive colegas a se manterem na luta por uma assistência estudantil fortalecida e digna.

As discussões do livro iniciam com as bases epistemológicas da política de assistência estudantil e seus programas, que contribuem para a formação humana e integral de estudantes, em seguida, apresenta-se a importância das ações de assessoramento pedagógico e atendimento de necessidades específicas para o êxito no percurso formativo e, para finalizar, as autoras destacam experiências de estratégias de promoção à saúde dentro do ambiente escolar.

Assistência Estudantil no IF Baiano

A assistência do IF Baiano é formada por uma equipe multiprofissional que, de forma integral,  atende não apenas os estudantes em situação de vulnerabilidade social, mas todos os discentes da instituição, independente da sua situação social.  “A maioria dos(as) estudantes possui diversas demandas sociais e de saúde associadas e, para que possam concluir seus cursos, é necessário apoio para resolução dessas demandas por uma equipe de suporte preparada”, explicam.

Para os estudantes que já trazem impressos em seus percursos de vida os efeitos das desigualdades sociais, a equipe de assistência tem um olhar ainda mais atento e, através de programas específicos para eles, os dão condições de alcançar os mesmos objetivos dos discentes que não precisam lidar com os obstáculos da vulnerabilidade social.

Com a pandemia e o distanciamento social, a equipe multidisciplinar, formada majoritariamente por mulheres, teve que reinventar suas formas de atenção e acolhimento sem o toque e o olho no olho. Segundo as autoras, essas profissionais tiveram que lidar com o desafio de, em suas múltiplas jornadas, acolher os seus, os de fora, passar por perdas e adoecimento e, ainda assim, fazer ciência. “A assistência estudantil durante a pandemia não descansou um segundo sequer, atuando desde a concessão dos auxílios estudantis, promovendo justiça social, até ações concretas de promoção à saúde e atenção direta e individualizada ao estudante. Continuaremos a tentar prover aos(às) nossos(as) estudantes uma assistência estudantil de excelência para que, mesmo em face do caos que estamos vivendo, ninguém fique para trás”, afirma Emily.

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela Assistência Estudantil do IF Baiano, acesse o livro Assistência Estudantil – as múltiplas interfaces aqui.