Novos cursos, iniciativas inspiradoras, mais investimentos e outras ações marcaram o período
2024 foi um ano de intensa atividade e de muitas novidades relacionadas a um dos pilares fundamentais do Instituto Federal Baiano: o Ensino. Entre os destaques, estão a ampliação de cursos e vagas no ensino superior e técnico, novas ações para garantir a permanência e dedicação dos estudantes, atividades voltadas a diversidade e inclusão, e iniciativas e conquistas de professores e estudantes, que reafirmaram a formação de qualidade oferecida pela instituição.
Relembre cinco ações da área de Ensino que foram destaque em 2024:
Em 2024, o IF Baiano ampliou a sua oferta de Ensino Superior com a abertura de novos cursos de graduação. Uma das novidades foi o curso de graduação, com dupla habilitação em Bacharelado e Licenciatura, em Educação Física, ofertado pelo Campus Itapetinga, e que teve a aula inaugural da sua primeira turma em 2024.
Outras quatro opções de cursos foram criadas, proporcionando a abertura de 220 novas vagas para futuros profissionais dos territórios de atuação do Instituto. Foram eles os cursos de Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, no Campus Serrinha, Tecnologia em Agroindústria, no Campus Governador Mangabeira, Bacharelado em Administração, nos campi Senhor do Bonfim e Alagoinhas, e Licenciatura em Química, no Campus Senhor do Bonfim. Vagas para estes cursos já estarão disponíveis para inscrição na próxima edição do Sisu.
Além da ampliação das opções de graduação, houve abertura de dois novos cursos técnicos, subsequentes ao nível médio, com oferta na modalidade Educação à Distância (EaD): Técnico em Redes de Informática e Técnico em Informática. A implementação dos novos cursos gerou a abertura de 1.670 novas vagas, garantindo mais oportunidades de formação pública e gratuita na Bahia.
Durante o ano, diversos programas, eventos e ações em prol da diversidade e inclusão foram realizados, e alguns deles inaugurados. Uma das novidades foi a implementação do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (Núcleo Geni) em todos os campi do IF Baiano. O Núcleo Geni busca promover a conscientização sobre direitos humanos, diversidade de gênero e sexualidade.
Além disso, foram realizadas ações de sensibilização étnico-racial, com destaque para a aprovação do projeto RENEABI 2025, financiado com R$98 mil pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outras ações, como o Julho das Pretas, que promoveu a divulgação de vídeos e atividades que em prol da valorização étnico-racial e da luta das mulheres negras, e o Novembro Negro, que promoveu debates, rodas de conversa, oficinas e produções artísticas e atividades educativas de valorização de pensadores negros, foram exemplos que marcaram a área de Ensino em 2024.
O Ensino da IF Baiano também se destacou por meio de conquistas dos discentes. Em 2024, foram celebradas diversas ocasiões em que os estudantes do IF Baiano demonstraram seus aprendizados com excelência e criatividade em competições e eventos.
Um exemplo foi o feito de estudantes do Campus Itaberaba que conquistaram medalhas numa competição nacional de lançamento de foguetes – a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Eles demonstraram conhecimento de forma prática lançando um foguete fabricado com garrafas PET durante o evento.
Estudantes do IF Baiano também brilharam com seu aprendizado sobre Filosofia. Já na primeira edição da Olimpíada Nacional de Filosofia (ONFIL), dois alunos do Campus Valença, Bianca Marjory e David Oliveira, classificaram-se para a etapa nacional, realizada em outubro na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). David ainda conquistou a medalha de prata na fase nacional. Relembre aqui os temas que os estudantes abordaram durante a participação na ONFIL.
Durante suas práticas pedagógicas, planos de ensino, ações em sala de aula (ou fora dela), o corpo docente do IF Baiano trouxe inovação e promoveu trocas de conhecimento com os estudantes. Foram diversas práticas exitosas divulgadas durante o ano.
Uma delas foi a ação da professora Ionã Scarante, que incorporou nas atividades da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, uma visita de estudantes do Campus Valença aos mestres artesãos do distrito de Maragogipinho. A experiência resultou no documentário Mãos que Inspiram Poesia: A Arte de Maragogipinho, produzido pelos próprios estudantes.
2024 foi também ano de ampliação de programas de apoio à permanência e dedicação dos nossos estudantes. Entre as iniciativas, destacou-se o aumento no número de bolsas de monitoria para estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, que passou de 60 para 80, acompanhado de um reajuste no valor dessas bolsas.
Foi celebrada a chegada e viabilização do programa Pé de Meia, uma iniciativa do Governo Federal, que beneficiou os estudantes do IF Baiano. Segundo a pró-reitoria de Ensino do IF Baiano (Proen), o programa atendeu mais de 5.600 estudantes da instituição, oferecendo ainda mais suporte financeiro e educacional para seus estudos. Além disso, com um investimento de mais de 11 milhões de reais, 489 bolsistas foram beneficiados em programas como PIBID, Parfor Equidade e PET, executados pela Proen e unidades do IF Baiano.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br