Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Novembro Negro: novo episódio do Papo Ciência discute Lei de Cotas e autodeclaração racial
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h04 | Publicado em 19 de novembro de 2021 às 12h09

Pesquisadoras também explicam sobre a implantação das Bancas de Heteroidentificação nos Institutos Federais.

Compartilhe nas redes sociais:

Os avanços da Lei de Cotas, o papel da autodeclaração étnico-racial e a recente implantação das bancas de heteroidentificação nos institutos federais da Bahia são os principais tópicos levantados no recém-publicado episódio do podcast Papo Ciência, projeto de divulgação científica produzido pela Diretoria de Comunicação do IF Baiano (Dicom). O programa, publicado hoje, 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, está disponível no canal do IF Baiano no YouTube e nos principais players de podcasts. 

Com a apresentação à cargo da jornalista Luana Souza, o bate-papo traz como convidadas a docente do Instituto Federal Baiano, Izanete Marques, mestre em Educação e Diversidade pela Uneb e membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi/IF Baiano), e a docente do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Marcilene Garcia, doutora em sociologia pela Unesp e diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis do IFBA. 

Em celebração ao Novembro Negro, esta temporada do programa irá lançar mais um episódio temático nos próximos dias, abordando a questão da Educação Antirracista. 

Gravado em formato virtual, novo episódio do Papo Ciência traz ao público debate sobre a autodeclaração racial e a implantação da Lei de Cotas.

O que entrou na pauta 

Durante trinta minutos de bate-papo, as pesquisadoras trouxeram aspectos e dados importantes sobre a Lei de Cotas, a qual foi criada para auxiliar o ingresso de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos e indígenas (PPI) e pessoas com deficiência (PcD) nas universidades, institutos e centros federais de educação. Mais recentemente, a lei passou a valer também nos concursos públicos. Além de relembrar as metas estabelecidas pela Lei, que no ano que vem irá completar uma década de implantação, as especialistas destacaram o quê ainda precisa avançar. 

Outro ponto de debate foi a importância da autodeclaração étnico-racial, um documento fundamental para a aplicação da lei para aqueles que optam pelas cotas raciais para pretos e pardos.

No terceiro momento da conversa, elas chamaram a atenção para a recente aprovação das comissões de heteroidentificação racial nos institutos. As bancas surgem para garantir que as vagas reservadas sejam ocupadas pelas pessoas de direito e irão atuar de forma fiscalizatória para coibir possíveis fraudes na autodeclaração étnico-racial. 

Em agosto deste ano, o Conselho Superior do IF Baiano aprovou, através da Resolução 153/2021, a Comissão de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso a Reservas de Cotas (CAPAARC) e passará a contar com a atuação de Bancas de Heteroidentificação na verificação de autodeclaração étnico-racial em todos os processos seletivos da instituição para candidatos optantes por cotas raciais (pretos e pardos).

O Papo Ciência 

Papo Ciência é um podcast de divulgação científica produzido pela Diretoria de Comunicação do IF Baiano. O objetivo do projeto é trazer ao público não-especialista assuntos do universo científico, a partir de um bate-papo com pesquisadores(as) do IF Baiano e de outras instituições, contribuindo assim para o processo de popularização da ciência.

Demais episódios estão disponíveis nos principais players de podcasts e também são publicados em vídeo no canal do IF Baiano no YouTube, onde contam com legendas e tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Acesse também pelos links:

Ep. 07 – Autodeclaração Racial e Cotas
Spotify | Podbean | YouTube | Site do projeto

Todos os episódios em: https://ifbaiano.edu.br/portal/papociencia/

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br