Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2026

ACESSE AQUI
Mulheres renovam pintura de escolas municipais de Uruçuca após qualificação no IF Baiano
Atualizado em 2 de fevereiro de 2026 às 12h52 | Publicado em 2 de fevereiro de 2026 às 12h35

A ação é fruto do programa Mulheres Mil, que visa à emancipação de mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da qualificação profissional.

Compartilhe nas redes sociais:

O visual das escolas municipais de Uruçuca, no sul da Bahia, está ganhando novas cores e significados com a atuação de mulheres qualificadas pelo programa Mulheres Mil, do IF Baiano. Após concluírem o curso de Formação em Pintoras de Obras Imobiliárias, parte das concluintes foi contratada pela Prefeitura de Uruçuca para renovar a pintura de unidades escolares do município. Com isso, elas estão contribuindo para que os estudantes da rede municipal iniciem o ano letivo com as escolas revitalizadas.

O programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Ministério da Educação, conduzido por instituições públicas, voltado à qualificação profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social e à ampliação de suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho. Segundo a coordenadora do programa no IF Baiano – Campus Uruçuca, Nilda Magalhães, a ideia de ofertar uma formação para mulheres atuarem no setor de construção civil foi motivada por uma demanda do próprio município, que percebeu uma defasagem de mão de obra na área.

Iniciado em outubro de 2025, o curso teve carga horária de 160 horas e a participação de 38 mulheres. Destas, 37 concluíram a formação, evidenciando um alto índice de permanência e êxito. Logo após a conclusão do curso, parte das egressas foi contratada pela Prefeitura de Uruçuca para atuar na pintura e revitalização das escolas municipais. “No dia da certificação ficou acordado entre a prefeitura, o IF e as estudantes que aquelas que se destacaram teriam oportunidade quando a prefeitura iniciasse as obras no município”, explicou a coordenadora.

Os resultados alcançados demonstram a relevância da ação. “A avaliação é muito positiva. Há inserção no mundo do trabalho, empoderamento das mulheres e crescimento social e econômico do município”, avaliou Nilda Magalhães.

Formação de mãos dadas com o protagonismo feminino

Para as participantes, o curso representou um ponto de virada na forma como enxergam suas próprias capacidades. Ana Paula Souza, uma das concluintes, relata que o que começou como curiosidade transformou-se em uma nova profissão. “Antes, eu não tinha a visão de que nós, mulheres, poderíamos ser o que queremos ser. Infelizmente ainda existe o preconceito de que mulher só pode ser doméstica ou babá. É muito gratificante aprender essa profissão”, comentou.

Ana Paula, que também está atuando na pintura das escolas, destacou a importância de sair do curso e já conseguir atuar na área. “A prefeitura nos deu a oportunidade de mostrar o nosso trabalho, de mostrar que somos capazes de fazer um serviço com excelência”, relatou. Segundo ela, até o momento, a equipe já concluiu a pintura de duas escolas da rede municipal.

Antes de depois de uma das escolas revitalizadas pelas egressas do programa.

Como desdobramento da formação, as alunas também estão se organizando coletivamente. “Através desse curso nós criamos uma associação, a Associação de Mulheres Pintoras de Uruçuca”, explicou. A expectativa é ampliar as oportunidades de trabalho para além do poder público. “Vamos ter oportunidades não só pela prefeitura, mas também de outras empresas, para mostrar o nosso trabalho, não só na nossa cidade, em outras cidades”, afirmou.

Com essa experiência, Ana Paula relata ter passado a acreditar mais em si mesma e na sua capacidade, e incentiva outras mulheres a fazerem o mesmo. “Através desse curso, nos abriu uma visão de que nós, mulheres, podemos ser o que queremos ser. Independentemente da profissão ou da visão das pessoas de que a profissão é para homens. Não. Nós, mulheres, podemos ser o que queremos ser. Se queremos ser pintoras, nós seremos pintoras. Então, é muito importante que as mulheres sigam em frente e façam o que desejarem”, ressaltou.

Programa Mulheres Mil no IF Baiano

O Programa Mulheres Mil tem como pilar garantir o direito à educação profissional e tecnológica para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que tiveram negado o acesso à escola, ao conhecimento e à tecnologia ao longo de suas vidas.

Desde que o programa foi retomado nacionalmente em abril de 2023, o IF Baiano já certificou centenas de mulheres em diversas cidades baianas, em formações de áreas como artesanato, construção civil, produção alimentícia, entre outras.

Um diferencial dos cursos oferecidos é que o currículo vai além das aulas práticas, incluindo disciplinas como português e matemática básicas, informática, ética e direitos da mulher, promovendo, assim, ferramentas para a emancipação cidadã e o fortalecimento da autoestima de mulheres para o mundo do trabalho.

Saiba mais sobre o programa.

Informações sobre cursos e inscrições: proex@ifbaiano.edu.br

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br