Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano se prepara para o retorno seguro das atividades em formato semipresencial
Atualizado em 2 de janeiro de 2023 às 14h54 | Publicado em 20 de janeiro de 2022 às 11h18

Saiba como está o funcionamento presencial nas unidades do IF Baiano hoje. Estudantes devem retornar às aulas presenciais em breve, caso os números da pandemia recuem.

Compartilhe nas redes sociais:

As unidades do IF Baiano estão se preparando para a realização de atividades letivas em formato semipresencial em 2022. Até o momento, a maior parte dos campi da instituição estão em processo de retomada gradual e segura das atividades administrativas e pedagógicas, com a presença dos servidores trabalhando em sistema escalonado.

Os estudantes ainda não retornaram às atividades letivas presenciais, mas a perspectiva é que eles voltem a frequentar os campi nos próximos meses, caso a situação da pandemia permita a garantia dos critérios de biossegurança.

A retomada de atividades presenciais vem seguindo os protocolos estabelecidos na Instrução Normativa Conjunta 01/2021 e suas alterações, vigente desde novembro do ano passado. Conforme o documento, cabe a direção geral de cada uma das unidades – hoje, o IF Baiano tem 14 campi e uma Reitoria, localizados em distintos municípios baianos – analisar os indicadores e o contexto local e estabelecer o período e data de início para cada fase do retorno presencial (são quatro fases estabelecidas na IN), além do cronograma das atividades práticas de ensino e de estágio curricular ofertadas presencialmente.

Para dar subsídio ao retorno seguro das aulas presenciais, na última semana, o Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controle (CGRC), composto pelos DGs, pró-reitorias e diretorias sistêmicas, se reuniu para discutir as Diretrizes Orientadoras para o Plano de Retomada das Atividades na Modalidade Semipresencial de Ensino no âmbito do IF Baiano.

Com isso, a partir da análise das condições estabelecidas na IN 01/21 e das diretrizes orientadoras, as unidades seguem se organizando, adaptando as instalações e atualizando seus planos de contingência para receber os alunos com segurança, diante do contexto ainda pandêmico.

A expectativa das unidades é que os estudantes voltem a frequentar os campi nos próximos meses. No entanto, como os calendários acadêmicos de cada campus estão diferenciados, a programação para início do formato semipresencial também terá datas diferentes. “Já existe a expectativa de retorno com parte das atividades presenciais por toda a comunidade acadêmica. O nosso Instituto buscou a preparação com a aquisição de material, reestruturação dos quadros em algumas unidades e também o arcabouço documental necessário à continuidade das atividades”, explica o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte.

Ainda assim, para o dirigente da instituição, o momento é de cautela quanto ao formato que será adotado majoritariamente. “Presencialmente ou remotamente? Ainda temos uma incerteza muito grande, haja vista que os índices utilizados por nós estão oscilando bastante. Porém temos que dar continuidade à proteção e segurança de todos. O nosso instituto não pode, jamais, perder o foco na preservação da saúde e biossegurança da nossa comunidade”, reforça.

Quais são as condições observadas e as fases do retorno presencial? 

Conforme a IN 01/21, o IF Baiano estabelece quatro fases para o retorno gradual e seguro dos servidores ao trabalho presencial.. Para que a unidade possa dar início ao retorno são observadas as taxas de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 das regionais de saúde e a taxa de transmissibilidade do coronavírus do estado da Bahia.

Na fase 1, até 30% do total de servidores da Unidade deve desenvolver o trabalho de forma presencial, priorizando o retorno do grupo gestor, desde que a ocupação dos leitos críticos para tratamento da COVID-19 na Regional de Saúde onde se situa o campus/Reitoria do IF Baiano esteja inferior a 50% e a taxa de transmissibilidade do Estado da Bahia menor que 1.

Na fase 2, até 50% retorna ao trabalho de forma presencial, desde que a ocupação dos leitos esteja inferior a 40% e a taxa de transmissibilidade menor que 1. Na fase 3, no máximo 75% do total de servidores da Unidade deve desenvolver o trabalho de forma presencial, desde que a ocupação dos leitos da localidade esteja inferior a 30% e a taxa de transmissibilidade na Bahia menor que 0,7.

Por fim, na fase 4, retorno integral ao trabalho presencial, desde que a ocupação dos leitos críticos para tratamento da COVID-19 na Regional de Saúde onde se situa o campus/Reitoria do IF Baiano esteja inferior a 25% e a taxa de transmissibilidade menor que 0,5.

Qual o status da retomada nas unidades do IF Baiano? 

Até o momento, os campi do IF Baiano vem operando de forma compatível à sua realidade local, respeitando-se as condições mínimas recomendadas na IN 01/21. Saiba mais sobre o status de funcionamento das unidades: 

Campus Itaberaba

O Campus Itaberaba deu início à Fase 1, com 30% do efetivo trabalhando presencial, em 16 de novembro de 2021. Quanto ao retorno das atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, e extensão, a previsão é de retorno em 14 de fevereiro, com 50% dos estudantes em revezamento semanal e aulas em formato híbrido (50% do alunado presencial e os demais em casa assistindo a transmissão das aulas.

Segundo a direção do campus, neste contexto, quem estava recebendo material impresso, volta 100% à presencialidade pelo fato de não terem como acompanhar a transmissão. Ainda assim, parte das atividades curriculares será assíncrona no turno oposto. O retorno semipresencial previsto para fevereiro corresponde ao período letivo de 2021. A unidade se prepara para a possibilidade de retorno 100% presencial para o início do ano letivo de 2022, que mesclará turmas iniciando em abril e em junho.

Campus Xique-Xique

O Campus Xique-Xique chegou a iniciar a Fase 1 em novembro de 2021, entretanto, com o aumento da taxa de transmissibilidade e de ocupação dos leitos na regional de Irecê, retornaram à fase totalmente remota, com exceção às atividades ligadas aos projetos de pesquisa e extensão. A retomada da Fase 1, da IN 01/2021, depende da redução das taxas de transmissibilidade (atualmente em 1,17) e taxa de ocupação dos leitos (atualmente em 60%).

Segundo a direção do campus, planeja-se que as atividades de ensino iniciem o retorno semipresencial em março de 2022.

Campus Valença

O Campus Valença se encontra na Fase 2 do retorno gradual e seguro das atividades presenciais. Segundo a coordenação de ensino do campus, os servidores vêm trabalhando em regime de escalas. No momento, estão permitidas no campus, mediante cumprimento dos protocolos de segurança, atividades de Pesquisa e Extensão, aulas práticas no laboratório e na fazenda (com turmas de alunos reduzidas), orientações de TCC de pós-graduação, caso previamente agendadas, utilização da biblioteca e reuniões presenciais com número reduzido de pessoas. Seguem em regime remoto, aulas dos cursos técnicos Integrados e Subsequentes.

Ainda segundo a unidade, a partir da Fase 3, os cursos de graduação e pós-graduação passarão a ter aulas presenciais.

Campus Catu

Em novembro de 2021, o Campus Catu chegou a iniciar a Fase 1, mas com o aumento da taxa de transmissibilidade, a etapa foi suspensa. Segundo a direção do campus, a previsão é de que a unidade possa reimplementar a Fase 1 na segunda quinzena de fevereiro, caso a taxa de transmissibilidade esteja inferior a 1, conforme estabelece a Instrução Normativa 1/2021.

Campus Santa Inês

Em 22 de novembro de 2021, o campus chegou a dar início a Fase 1, porém, devido ao aumento do índice de transmissibilidade, a etapa foi suspensa. Atualmente, o campus se encontra na fase 0 e somente os setores financeiro, NAGP, licitação e contratos, Direção Acadêmica, Núcleo de estágios, setor de campo (CUEC) e Direção Geral estão funcionando de forma presencial.

A previsão é de reinício da Fase 1 em fevereiro, caso seja possível atender as condições biossanitárias.

Campus Governador Mangabeira

O Campus Governador Mangabeira iniciou a Fase 1 de retomada das atividades presenciais com setores administrativos e acadêmicos em 16 de novembro de 2021. Atualmente, o campus se prepara para iniciar a Fase 2 do retorno presencial com os servidores e caminhando com o planejamento para retomada das atividades presenciais com os discentes.

Segundo a direção do campus, em reunião da Direção Acadêmica, Coordenação de Ensino e de Assistência estudantil e Coordenadores de Curso, foi definida uma proposta de retorno gradual com as seguintes datas: em 31 de janeiro, retorno presencial para atividades de Estágio e Orientações Presenciais de projetos de pesquisa, extensão, inovação, TCC e  retorno dos Cursos Subsequentes. Em 14 de fevereiro, início de oficinas para contabilização dos estágios e, a partir de 7 de março, início das aulas presenciais com turmas dos cursos Integrados.

Campus Alagoinhas

Atualmente, o Campus Alagoinhas se encontra na Fase 1 do retorno gradual e seguro das atividades presenciais.  As atividades foram iniciadas em 12 de novembro de 2021. No momento, as atividades que estão ocorrendo presencialmente na parte acadêmica são as desempenhadas pelos setores gestores da Diretoria Acadêmica, Coordenação de Ensino, Coordenação de Assistência Estudantil e Secretaria de Registros Acadêmicos. As demais atividades permanecem no formato remoto.

Campus Teixeira de Freitas

No momento, a unidade não deu início às fases indicadas na IN 01/2021, pois embora os protocolos setoriais estejam vigentes, as taxas de ocupação dos leitos de UTI Covid-19 e de transmissibilidade do Estado da Bahia ainda não atendem aos critérios estabelecidos na normativa.

De forma presencial, hoje, estão sendo realizadas as atividades desempenhadas pelos colaboradores terceirizados e também demandas essenciais, como atendimento da área de Tecnologia da Informação, serviço de transportes, almoxarifado, acompanhamento das reformas e manutenção do campus, entrega de kits de alimentação aos alunos, entrega de livros, serviços da secretaria de registros acadêmicos, como emissão de documentos – este com atendimento ao público com horário marcado -, entre outras demandas essenciais.

Campus Bom Jesus da Lapa

Segundo a direção, o campus está na Fase 1 do retorno gradual e seguro das atividades presenciais. A retomada teve início em 21 de dezembro de 2021, a partir da publicação de portaria normativa, estabelecendo horário especial de funcionamento, com flexibilização da jornada de trabalho. Nesse sentido, os setores administrativos e pedagógicos estão funcionando presencialmente, contando com 30% do total de servidores da unidade.

Campus Serrinha

Na unidade do IF Baiano em Serrinha, alguns servidores da área administrativa e acadêmica estão trabalhando presencialmente, fazendo revezamento e seguindo o regime de “turnão”. O campus deu início ao retorno presencial em outubro do ano passado, com o retorno das Diretorias, logo em seguida retornaram os gestores dos setores e as coordenações de cursos.

No momento, a gestão está analisando os índices de transmissão para verificar se é possível avançar a fase em fevereiro, contemplando o início do próximo período letivo.

Campus Senhor do Bonfim

O campus estabeleceu a Fase 1 do retorno gradual, com publicação desta portaria, em 12 de novembro de 2021. Além das atividades administrativas, retornaram ao presencial atividades de orientações de TCC, estágios supervisionados, atividades de pesquisa e extensão no complexo de laboratórios, agroindústria e nas Unidades Educativas de Campo, bem como, atividades práticas dos cursos subsequentes. Em dezembro, retornaram também as atividades de Estágio Supervisionado nas Unidades Educativas de Campo para estudantes maiores de 18 anos do Curso Técnico Integrado em Agropecuária. 

Até o momento, não foi possível avançar para uma próxima fase devido o aumento de casos de COVID-19, surto de gripe no munícipio e situação da taxa de transmissibilidade. Seguem mantidas as aulas remotas, de forma síncrona e assíncrona, e a entrega de atividades impressas. Segundo a direção, o campus se organiza para o planejamento do retorno seguro das aulas presenciais na segunda quinzena de fevereiro, caso as condições da região de Senhor do Bonfim permitam.

Campus Uruçuca

As atividades acadêmicas no âmbito do Campus Uruçuca permanecem em formato remoto e a unidade está em período de férias docentes até 1º de fevereiro. 

No ano passado, o campus permitiu, no período de 22 de novembro a 14 de dezembro, a execução de aulas práticas presenciais de disciplinas técnicas de alguns cursos, com o objetivo de viabilizar que os alunos estivessem aptos a sair para a realização do estágio e posterior conclusão dos cursos. Segundo a direção do campus, cuidados com a biossegurança foram monitorados e viabilizados os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem (contemplados pela assistência estudantil). Ademais, está permitido o acesso aos laboratórios para estudantes bolsistas de projetos de pesquisa e/ou extensão e aulas práticas para os estudantes da especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos, mediante solicitação e parecer do Comitê local Covid-19.

No momento, a direção aguarda a aprovação das diretrizes orientadoras para o planejamento do cronograma de retomada. Enquanto isso, considera a possibilidade de retorno presencial com o início dos Calendários Acadêmicos 2021.2 e 2022, ambos com expectativa de início a partir do mês de abril, uma vez que o período letivo em andamento será finalizado na segunda quinzena de março. 

Reitoria

Em razão da alta taxa de transmissibilidade, a Fase 1 ainda não foi implantada no prédio da Reitoria do IF Baiano, localizada em Salvador. Mas, serviços essenciais e de atendimento ao público, como realização de perícias médicas, posse de servidores, protocolo, almoxarifado e suporte de TI estão sendo realizados de forma presencial. Além disso, as pró-reitorias e diretorias sistêmicas estabeleceram escala de revezamento para o funcionamento dos setores.

Atenção à saúde mental durante o retorno presencial 

O plano de retorno gradual e seguro das atividades presenciais também inclui a atenção à saúde mental dos servidores e estudantes. Nesse sentido, a IN 01/21 do IF Baiano tem como norteador o documento ‘Retorno ao Trabalho Presencial no Contexto da Pandemia Covid-19: orientações de saúde mental’, elaborado por psicólogos dos institutos federais.

Segundo a psicóloga do IF Baiano, Edna Melo, além das diretrizes e protocolos de biossegurança, este é um momento para discutir o cuidado com a saúde mental, com o objetivo de diminuir os impactos negativos do retorno presencial ao trabalho e promover a identificação e acolhida dos casos que necessitem de acompanhamento específico.

“Especialmente no primeiro semestre após o retorno é necessário que cada chefia avalie com as suas equipes o andamento e alguma necessidade de trabalho, para eventuais adequações. Em paralelo, todos devem estar atentos às sinalizações de dificuldades uns dos outros, bem como às próprias”, orienta a profissional.

Pensando em criar um espaço de expressão e escuta sobre as vivências e as mudanças que ocorreram no período, expor dificuldades, estratégias e recursos de enfrentamento pessoal e institucional, além de apresentar a possibilidade de acessar o serviço de psicologia da instituição, foi realizada, nesta quarta-feira, 19, a roda de conversa “Retorno ao trabalho presencial e saúde mental’. A iniciativa teve como público-alvo os servidores do IF Baiano.

Para mais informações sobre o apoio psicológico aos servidores durante o retorno presencial, entre em contato: psicologia.siass@ifbaiano.edu.br

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br