Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano oferta 60 vagas em cursos de especialização na área de Educação
Atualizado em 18 de abril de 2022 às 15h47 | Publicado em 18 de abril de 2022 às 15h47

Os cursos são em Alfabetização e Letramento, ofertado pelo Campus Serrinha, e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (ECNM) do Campus Alagoinhas

Compartilhe nas redes sociais:

Estão abertos mais dois editais de pós-graduação Lato Sensu do IF Baiano para seleção e ingresso em 2022. A especialização em Alfabetização e Letramento, ofertada pelo Campus Serrinha, recebe inscrições no período entre 22 de abril e 22 de maio. Já a pós em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (ECNM) do Campus Alagoinhas abre inscrições dia 25 de abril e encerra dia 13 de maio. Ambos os cursos não cobram taxas de inscrição, matrícula ou mensalidades.

Cada curso oferta 30 vagas distribuídas da seguinte forma: 22 vagas para ampla concorrência; seis para candidatos pretos, pardos e indígenas; e duas para candidato pessoa com deficiência. Para participar das seleções, é necessário ter curso superior nas áreas dos cursos ofertados ou em áreas correlatas.

Alfabetização e Letramento

O curso tem o objetivo de formar, de modo reflexivo e proativo, professores alfabetizadores capazes de, através da intercomunicação teórico-prática, realizar transposição didática de temas, conteúdos e habilidades que possibilitem um ensino discursivo da língua escrita, num paradigma em que se visa alfabetizar letrando.

O público-alvo do curso são, prioritariamente, professores da Educação Infantil, do Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental) e das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Redes Pública e Privada de Ensino do Território de Identidade do Sisal, portadores de diploma de Educação Superior, reconhecido pelo Ministério da Educação.

Para se inscrever, o candidato deverá enviar a documentação descrita no edital, exclusivamente no formato PDF, para o e-mail selecao.posalet@serrinha.ifbaiano.edu.br com cópia para pos.alet.serrinha@gmail.com até o prazo limite para inscrição.

A seleção se dará em suas etapas. A primeira consiste na análise do texto argumentativo que o candidato enviará no ato de inscrição, argumentando sobre a necessidade de formação docente na área de Alfabetização e Letramento para a sua atuação em sala de aula, apresentando as lacunas de sua formação que justifiquem a necessidade de se tornar aluno do curso. A segunda etapa é a análise de Currículo Lattes. O curso tem carga horária de 424 horas, distribuídas em um período de no mínimo 18 meses e no máximo de 24.

Ensino de Ciências Naturais e Matemática

A especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática tem como objetivo capacitar professores das áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e profissionais da área de educação com base em saberes específicos, curriculares e experienciais, visando contribuir para um desenvolvimento qualificado da educação básica de Alagoinhas e dos municípios pertencentes ao Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste Baiano.

O curso terá duração mínima de três e máxima de quatro semestres, com carga horária total de 360 horas. As inscrições serão realizadas pela internet, através de envio do Formulário de Inscrição e dos documentos listados em edital para o endereço eletrônico: pos.ecn@alagoinhas.ifbaiano.edu.br.

A seleção terá três etapas: homologação das inscrições; análises de carta de interesse e do Currículo Lattes; e entrevista.  

Para conferir a documentação completa exigida pelos dois certames, cronograma completo e mais detalhes sobre as seleções, os candidatos devem ler atentamente os editais disponíveis na página Concursos e Seleções, hospedada no site oficial do IF Baiano. Além destas, outras duas especializações do IF Baiano estão com inscrições abertas para seleção, são elas: Ciência e Tecnologia de Alimentos com Ênfase em Cacau e Chocolate e Educação de Jovens e Adultos Articulada à Educação Profissional.

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br