IF Baiano oferta vagas em cursos de Especialização nas áreas de Alimentos e Educação
Atualizado em 12 de abril de 2022 às 14h10 | Publicado em 11 de abril de 2022 às 16h01

Ao todo, os dois cursos ofertam 60 vagas para portadores de diploma de curso superior

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos com Ênfase em Cacau e Chocolate, ofertado pelo IF Baiano – Campus Uruçuca, está com inscrições abertas até o dia 22 de abril. Já a pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos Articulada à Educação Profissional do IF Baiano – Campus Santa Inês abre inscrições na próxima quarta-feira, 13, e encerra no dia 29 de abril.

Cada curso oferta 30 vagas, sendo 22 para ampla concorrência; seis para pretos, pardos e indígenas; e duas vagas para pessoas com deficiência. Não há taxa de inscrição, nem cobrança de mensalidades para ambos os cursos.

Especialização em Ciência e Tecnologia de Alimentos

O curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em Cacau e Chocolate é destinado aos profissionais de nível superior que trabalham ou possuem interesse em atuar no setor cacau-chocolate. A especialização capacita profissionais técnicos, pesquisadores vinculados à administração pública ou privada e profissionais liberais interessados na temática da ciência e tecnologia de alimentos, por meio da compreensão das cadeias de valor dos produtos regionais, sobretudo a do cacau/chocolate e suas peculiaridades.

Com duração de 18 meses, carga horária mínima de 520 horas e formato semipresencial, o curso também aborda as temáticas da sustentabilidade, agroecologia, agricultura familiar, gastronomia e desenvolvimento territorial.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher os dados solicitados na ficha de inscrição (disponível em anexo ao edital), transformar em PDF, anexar os documentos listados no edital e encaminhar para o e-mail: pos.alim@urucuca.ifbaiano.edu.br .

A seleção será realizada em quatro etapas: homologação das inscrições (caráter eliminatório); análise do pré-projeto de pesquisa (caráter eliminatório e classificatório); entrevista on-line (caráter eliminatório e classificatório); análise do Currículo Lattes (caráter apenas classificatório). As etapas totalizam o máximo de 100 pontos e o resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 17 de maio.

Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) Articulada à Educação Profissional

O curso tem como objetivo capacitar professores com saberes específicos acerca do ensinar e do aprender na EJA, através da construção de competências político-pedagógicas necessárias ao fazer de sala comprometido com o processo de formação humana e humanizadora dos estudantes jovens e adultos, assegurando a eles o direito à aprendizagem de saberes sistematizados e científicos.

O público-alvo são portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, preferencialmente educadores das redes públicas de ensino que atuem ou pretendam atuar na educação profissional, na modalidade de educação de jovens e adultos e/ou programas e projetos educacionais.

Com carga horária de 360 horas, distribuídas ao longo de 18 meses, o curso oferta suas aulas em encontros quinzenais, às sextas-feiras nos turnos matutino e vespertino, em formato semipresencial.

Para participar da seleção, é necessário enviar os documentos exigidos em edital, em formato PDF, para o endereço eletrônico (e-mail) prosel.poseja@si.ifbaiano.edu.br até 29 de abril. O critério de seleção é análise curricular e leva em conta o tempo de experiência em Educação Básica; tempo de atuação na EJA e/ou Educação Profissional; experiências formativas em espaços não-formais com tempo humano da juventude e vida adulta; e produção acadêmica apresentada em eventos científicos e/ou publicações na área.

Para acompanhar essas e outras seleções do IF Baiano, acesse a página Concursos e Seleções no site oficial do IF Baiano.