Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano fortalece laços com instituições portuguesas no Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h06 | Publicado em 7 de abril de 2022 às 14h45

Encontro reúne dirigentes, professores e assessores de relações internacionais da rede de ensino superior politécnico de Portugal e da Rede Federal EPCT do Brasil

Compartilhe nas redes sociais:

Desde a segunda-feira, 4, o IF Baiano está participando do Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, que ocorre até sexta-feira, 8, em Bragança, Portugal. Quem representa a instituição no evento é o assessor de relações internacionais do IF Baiano, Mateus Melo. O seminário é organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos de Portugal (CCISP). 

A proposta do evento é incentivar a cooperação internacional entre as instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil, reunindo dirigentes, professores e assessores de relações internacionais da rede de ensino superior politécnico de Portugal e da rede federal brasileira. Também tem a intenção de dar seguimento aos trabalhos iniciados na 2ª Conferência da Rede Europeia das Universidades de Ciências Aplicadas, ocorrida em Bragança, em outubro de 2012, e tida como um importante marco no estabelecimento de parcerias bilaterais entre as instituições portuguesas e brasileiras. Passados 12 anos do último encontro, a ideia é avaliar resultados e definir novas agendas estratégicas de cooperação. 

Seminário tem como objetivo aproximar a Rede Federal de instituições portuguesas para o estabelecimento e consolidação de parcerias. (Imagens: Assessoria de Comunicação do IPB)

Segundo dados do Conif, Portugal é o país com o qual a Rede Federal mais coopera. Atualmente, são mais de 120 acordos de cooperação técnica assinados entre instituições brasileiras e portuguesas. Recentemente, o IF Baiano firmou parceira com o Instituto Politécnico de Bragança, visando o fortalecimento das relações bilaterais e acadêmicas entre as duas instituições e países, por meio da mobilidade de estudantes e servidores.

“Estamos em diálogo com profissionais da educação e das relações internacionais do Brasil e de Portugal para fazer com que nossos estudantes sejam considerados centrais no desenvolvimento das ações, permitindo que as trocas internacionais sejam desenvolvidas com menor burocracia e maior amplitude”, afirma o assessor do IF Baiano, Mateus Melo.

Assessores do IF Baiano, IFPI e IFAL em reunião com assessoras da Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Beja e Instituto Politécnico de Santarém para o estabelecimento de acordos de cooperação para mobilidade (intercâmbio) e dupla diplomação.

Além do fortalecimento das redes de cooperação internacional entre instituições portuguesas e brasileiras, estão na pauta do encontro discussões sobre mobilidade acadêmica, dupla diplomação, inovação formativa, processos de cocriação e empreendedorismo. 

“Trata-se de um evento muito importante, que vai abrir as fronteiras para oportunizar a realização de ações de mobilidade, intercâmbio, processos de cocriação e, até mesmo, de dupla diplomação, permitindo a estudantes cursarem, por exemplo, a graduação no IF Baiano e o mestrado nas parceiras em Portugal. São ações que irão beneficiar muito o nosso Instituto e nossos estudantes e servidores”, ressaltou.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br