IF Baiano e Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, firmam parceria
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 11h12 | Publicado em 29 de novembro de 2021 às 09h57

O IF Baiano e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, acabam de formalizar uma parceria que visa o fortalecimento das relações bilaterais e acadêmicas entre as duas instituições e países, por meio da mobilidade de estudantes e servidores(as). Com a assinatura do acordo, o IF Baiano poderá promover ações de mobilidade e intercâmbio com a instituição portuguesa.

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IF Baiano tem buscado fortalecer a internacionalização da instituição e propôs, junto à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), como uma de suas prioridades, estabelecer parceria com os Institutos Politécnicos portugueses, devido a sua proximidade linguística e acadêmica (os IPs ofertam cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e mestrados). Segundo o Assessor de Relações Internacionais, Mateus Melo da Silva, após definir essa prioridade, a Arinter passou aos diálogos para encontrar os pontos em comum e analisar os interesses mútuos entre as instituições, de forma que pudessem construir um acordo e plano de trabalho que permitissem desenvolver ações conjuntas para o fortalecimento da internacionalização das duas instituições.

O que o IF Baiano e o IPB têm em comum?

As duas instituições se dedicam à educação profissional, científica e tecnológica em seus países. Ambas trabalham com a oferta de cursos técnicos, mas também atuam visando a verticalização do conhecimento, permitindo que os estudantes passem a níveis acadêmicos mais elevados, incluindo graduação e até mestrado. Além disso, explica o Assessor de Relações Internacionais: “considerando nossas diferentes áreas de conhecimento, com destaque para a questão agrícola e a expressividade do IPB nessa área, foi verificado que existe uma ampla disponibilidade de cursos nas duas instituições cujas ofertas de componentes curriculares e atividades de pesquisas e extensão são de interesse mútuo”.

Em reunião com o vice-presidente do IPB, Luís Pais, IF Baiano firma acordo de parceria

Como o IF Baiano se beneficia com essa parceria?

O Instituto Politécnico de Bragança possui renomados cursos nas áreas das Ciências Agrárias, incluindo os cursos técnicos em Gestão Agrícola, Produção Agrícola, Produção Agroflorestal e Tecnologias do Território Agroflorestal; além dos cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Zootécnica, Enfermagem Veterinária; mestrados em Agroecologia, Tecnologias da Ciência Animal, Agricultura Tropical. São cursos que apresentam afinidade com o caráter agrícola do IF Baiano, o que permite trocas de conhecimentos significativas, garantindo a efetividade do retorno dessas ações para a instituição. “Há, ainda, diversos cursos em outras áreas comuns às nossas instituições, como Informática, Alimentos, Educação, o que nos permitirá o estabelecimento de ações sólidas para o ensino, a pesquisa e inovação e a extensão em diversos campos do saber. As possibilidades são imensas”, conta com entusiasmo o assessor de Relações Internacionais.

Além disso, segundo Melo, as ações que se iniciam com este primeiro acordo abrem as portas para outras propostas interessantes. “Estamos dialogando, para um futuro próximo, sobre as possibilidades de estabelecermos convênios para dupla titulação, por exemplo”, relata.

Intercâmbio

A partir desse acordo, o IF Baiano pretende realizar editais de intercâmbio, principalmente de estudantes, e a Assessoria de Relações Internacionais também estará à disposição para viabilizar outras ações que não se enquadrem nos editais. “Vale destacar que o acordo também abre portas para a realização de ações de mobilidade, envolvendo servidores pesquisadores e extensionistas para o desenvolvimento de projetos de cunho internacional bilateral”, explica Melo.

A Assessoria de Relações Internacionais está em diálogo para construção de novas parcerias e trabalha na construção da regulamentação para a criação de Centros de Línguas nos campi, o que favorecerá o estabelecimento de parcerias com outros países. Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista, a parceria firmada entre o IF Baiano e o Instituto Politécnico de Bragança fortalece a importância da internacionalização no processo formativo dos estudantes. “Trata-se de uma ação de suma importância para o desenvolvimento institucional das duas instituições. Essa cooperação viabilizará trocas culturais e tecnológicas de instituições de educação já referenciadas no Brasil e em Portugal, fortalecendo os vários campos de produção de conhecimento no âmbito do ensino, da extensão, pesquisa e inovação”, afirma.