Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
IF Baiano divulga relatório com avaliação institucional dos campi com cursos de graduação
Atualizado em 31 de março de 2023 às 14h58 | Publicado em 31 de março de 2023 às 14h58
Compartilhe nas redes sociais:

O IF Baiano realizou mais uma auto-avaliação institucional nos campi que possuem cursos de nível superior. O objetivo da consulta à comunidade é fazer um diagnóstico para identificar as possíveis fragilidades e as potencialidades inerentes aos cursos superiores, dentro das dimensões que são indicadas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES. O relatório com resultados da avaliação foi entregue aos gestores da instituição e ao MEC e está disponível para acesso da comunidade neste link.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é quem realiza a autoavaliação através de formulários próprios, consultando todos os segmentos: docente, discente, técnico-administrativo e sociedade civil. De acordo com o presidente da Comissão, Valdinei Santos de Souza, os resultados da pesquisa são apresentados em um relatório que é entregue ao MEC anualmente. “Para além desta ação institucional, o relatório também serve para orientar os gestores e coordenadores de cursos superiores na condução de práticas e políticas  educacionais focadas nos indicadores que tenham sido mal avaliados, bem como, manter ou potencializar as ações assertivas, que através dos indicadores pesquisados mostraram-se bem avaliadas”, explica o presidente.

A autoavaliação é dividida em 3 ciclos avaliativos para um total de 10 dimensões distribuídas em 5 Eixos.  Neste ciclo 2, foram avaliados os Eixos 3 e 4, que se referem às Políticas Acadêmicas e Políticas de Gestão, respectivamente. As dimensões foram: Políticas para o ensino, pesquisa e extensão; Comunicação com a sociedade; Políticas de atendimento aos discentes; Políticas de pessoal; Organização e gestão da instituição; e Sustentabilidade financeira.  Diversos indicadores referentes às dimensões mencionadas são colocadas para emissão de julgamento pela comunidade atribuindo-se escala conceitual que varia do péssimo a ótimo.

Os resultados são apresentados na forma de textos e gráficos. De acordo com Valdinei, de modo geral, o número de indicadores que foram bem avaliados é muito superior aos indicadores que evidenciam sinal de atenção. “Isso mostra que estamos no caminho certo, mas que não podemos negligenciar esses indicadores que foram mal avaliados. O relatório apresenta a oportunidade de enxergar de forma pontual as fragilidades e potencialidades que por ventura estejam camufladas pelos aspectos multidimensionais do complexo processo de ensino”.

 O relatório da CPA será levado, em abril, aos membros do CODIR, para que possam debater as ações que poderão ser tomadas a partir dos resultados, no sentido de corrigir falhas e manter ações e políticas bem avaliadas. Além disso, pontua Lorena Grisi, membro da CPA, a avaliação serve de instrumento para a implementação de novos cursos de graduação e de recadastramento dos cursos já existentes. “Por isso, a instituição tem o objetivo de produzir ações de melhoria: essa avaliação subsidia a avaliação externa, feita pelo Inep, que é decisiva para a implantação de novos cursos e da continuidade dos antigos”.

O presidente da CPA explica que, por não ser obrigatória, historicamente, o engajamento da comunidade na pesquisa tem sido baixo e alerta para a importância da ampla participação. “A participação de todos na autoavaliação é extremamente importante para apontarmos as possíveis fragilidades do ensino superior e sobretudo para alcançar o objetivo principal, que é um ensino público, gratuito, de qualidade e que atenda satisfatoriamente os anseios da comunidade”, apela Valdinei Santos de Souza.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br