ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O EDITAL PAULO FREIRE (PIBIC-EM)
Atualizado em 23 de setembro de 2021 às 09h37 | Publicado em 23 de setembro de 2021 às 09h37

Estão abertas, até o próximo dia 29 de setembro, as inscrições para o edital Paulo Freire de apoio à Iniciação Científica no Ensino Médio do Instituto Federal Baiano.

No ano em que o criador da Pedagogia do Oprimido completaria seu 100º aniversário, o IF Baiano homenageia o legado freireano de promoção da autonomia pela educação batizando com o nome desse importante pensador o documento que visa oportunizar a estudantes do 2º grau sua iniciação no universo da pesquisa científica.

Entre as normas para a concessão de bolsas de IC Júnior publicadas no edital, destaca-se a necessidade de as ações propostas pelos educadores (docentes e técnicos) terem como base o pensamento crítico do educador pernambucano, que nos anos 1960 desenvolveu um método de alfabetização de adultos conhecido mundialmente como as “40 Horas de Angicos” – em referência à cidade potiguar onde se deu a experiência. Espera-se o desenvolvimento de projetos em torno da ideia de Educação Popular, questionando os usos políticos da educação opressora e vinculando o trabalho pedagógico aos movimentos populares.

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao todo serão concedidas 14 bolsas, uma por campus, no valor de R$100 cada e com duração total de 10 meses. Para a seleção, em etapa posterior, da ou do estudante que será contemplada/o com a bolsa terão prioridade participantes do Proeja – Programa de Integração da Educação Profissional de Jovens e Adultos.

Mais informações sobre a chamada, bem como o edital e seus anexos podem ser acessados no endereço: https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/pibic-11-setembro-2021/