O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
Cooperação entre IF Baiano e escola agrícola de Camarões avança com nova etapa de alinhamento
Atualizado em 11 de abril de 2025 às 14h02 | Publicado em 11 de abril de 2025 às 13h43

Projeto avança e assinatura do acordo está prevista para maio de 2025

Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) deu mais um passo na consolidação da cooperação internacional com a Escola Prática de Agricultura de Binguéla (EPAB), em Camarões (Cameroun), na África. Em 2 de abril, representantes do IF Baiano participaram de reunião na sede da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em Brasília, com o objetivo de alinhar as ações do projeto de revitalização da Escola.

Estiveram presentes o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Mateus Melo, e a assessora de Relações Internacionais, Cinira Fernandes, representando o IF Baiano. Também participaram do encontro: o diretorda EPAB, Ngomou Gilbert, os técnicos da EPAB, Yann Nkodo e Stéphanie Boukem Epse Ndo; o primeiro secretário da Embaixada de Camarões no Brasil, Didier Mendomo; e o analista de projetos da ABC, Isaac Vergne. 

Durante a reunião, o diretor da EPAB destacou que a instituição está em processo de reestruturação para se transformar em um Instituto, inspirado no modelo dos Institutos Federais brasileiros.

“O encontro marcou mais um passo importante na construção de uma parceria sólida e eficiente, visando à implementação de um modelo de ensino técnico inovador e alinhado às necessidades da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável”, comentou Cinira Fernandes. Para ela, esta transição também reforça a importância da parceria com o IF Baiano, reconhecido pela sua atuação na educação profissional e tecnológica, com foco na agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável.

Com esta reunião de alinhamento, as instituições avançam na formalização do projeto. A assinatura oficial está prevista para ocorrer em maio de 2025, após a liberação dos recursos financeiros por parte da Agência Brasileira de Cooperação. O papel do IF Baiano será contribuir com sua expertise técnica e institucional, promovendo a troca de conhecimentos e a formação de redes de cooperação Sul-Sul com países de características socioeconômicas semelhantes às do Brasil.

Histórico da cooperação

O projeto em curso foi estruturado ao longo de 2023, a partir de um pedido formal de cooperação da EPAB, mediado pela ABC. A iniciativa retoma e amplia um acordo de cooperação internacional firmado entre o Brasil e Camarões em 2011.

Como parte da construção do projeto, representantes do IF Baiano realizaram, em dezembro de 2022, uma missão de prospecção técnica em Camarões. Na ocasião, foi possível levantar informações sobre as demandas pedagógicas, estruturais e tecnológicas da EPAB, bem como estabelecer as bases para as ações futuras.

A proposta envolve a realização de atividades de qualificação profissional, capacitação do corpo técnico e docente, fortalecimento da agricultura familiar e promoção do empreendedorismo rural, com foco especial na juventude. O IF Baiano foi escolhido para liderar a cooperação devido à sua expertise na educação agrossilvipastoril e na gestão de escolas agrícolas.

Saiba mais sobre o histórico do projeto

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.