Governo Federal e IF Baiano planejam cooperação internacional em escola do Cameroun, na África
Atualizado em 30 de janeiro de 2023 às 14h27 | Publicado em 30 de janeiro de 2023 às 14h27

O Instituto foi escolhido por ser referência nas áreas de educação agrossilvipastoril e na gestão de escolas agrícolas

Quatro dias de encontros entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério de Relações Exteriores (MRE), e o IF Baiano resultaram na construção de um trabalho de cooperação internacional. De segunda a quinta-feira, 23-26, servidores do Instituto e da ABC estiveram envolvidos na redação do projeto a ser desenvolvido na Escola Prática de Agricultura de Binguela (EPAB), no Cameroun/África.

No último mês de dezembro, uma equipe do IF Baiano esteve em missão de prospecção no país africano, fruto de um pedido de cooperação feito pela EPAB e mediado pela ABC. Agora, as reuniões tiveram o objetivo de planejar as “ações de extensão que vão envolver unidades no Cameroun, proporcionando melhorias à EPAB, no desenvolvimento da parte alimentícia e agropecuária, além de atividades de empreendedorismo”, detalhou o coordenador geral de qualificação profissional do Instituto, prof. Luís Gomes.

Luís explica que o IF Baiano foi escolhido devido à expertise que tem nas áreas de educação agrossilvipastoril e na gestão de escolas agrícolas. E essa será a participação do Instituto – promover a qualificação técnica e profissional da unidade de ensino, capacitando docentes e discentes.

Para a assessora de relações internacionais, profa. Polliana Monteiro, o projeto indica uma retomada das cooperações com os países africanos e de realidades similares às brasileiras, fortalecendo o eixo sul-sul. “A EPAB é uma escola essencialmente agrícola. O Cameroun é um país agrícola, assim como o IF Baiano. Temos muito a oferecer para o desenvolvimento do país africano”, garante a docente.

“A gente aprende quando manda nossos professores e técnicos pra lá, e quando os recebe aqui. É uma troca de experiências, com as quais a gente aprende a encontrar soluções possíveis para problemas comuns”, destaca Polliana. “Para o IF Baiano, é uma forma de crescermos, não só aqui, mas também no mundo. É um projeto de grande envergadura. Agora, temos um pezinho lá na África”, comemora.

Na última semana, “toda a estrutura do projeto foi fechada. Ele segue para descrição orçamentária e, na sequência, vai para apreciação e aprovação das partes – governo brasileiro, por via da ABC, e governo do Cameroun, via EPAB”, indicou Luís Gomes.

Próximos passos

Firmada a cooperação internacional, as ações seguintes serão executadas ao longo dos próximos quatro anos. Haverá capacitação do corpo técnico da EPAB, de acordo com as expertises do IF Baiano, principalmente na área agrária e de gestão de escolas agrícolas.

As necessidades da EPAB são de natureza pedagógica e didática, sendo fundamental o melhoramento da qualidade de materiais de capacitação, apoio ao empreendedorismo, à agricultura familiar e à inserção dos jovens. As dificuldades também permeiam a estrutura da escola e seus aparatos tecnológicos.

Não haverá aporte financeiro do IF Baiano. Todo o projeto será financiado pela Agência Brasileira de Cooperação.

Os envolvidos

No IF Baiano, o projeto é conduzido pela profa. Cinara Farias, coordenadora do Curso Superior em Agroecologia. Integram a iniciativa os professores Luís Gomes, Polliana Azevedo, Felizarda Bebé, Uilma Reis, Aline Lago, Leandro Sampaio, Juliana Torres, Tatiana Reis e Calila Santos. O projeto tem o apoio das pró-reitorias de pesquisa e extensão e de desenvolvimento institucional.

Nos últimos encontros, também estiveram presentes o reitor do IF Baiano, prof. Aécio Duarte, o diretor de Tecnologia da Informação, Robson Cordeiro, e o consultor da Agencia Brasileira de Cooperação, Isaac Vergne.