Campus Gov. Mangabeira promove roda de conversa com medalhista nacional do IF Baiano
Atualizado em 1 de novembro de 2023 às 16h52 | Publicado em 1 de novembro de 2023 às 16h52

O exemplo é um dos melhores incentivos quando o assunto é educação. E na última segunda-feira, 30, os estudantes do Campus Governador Mangabeira puderam acompanhar de perto o exemplo da atleta Laylla Cruz, estudante do IF Baiano – Campus Serrinha e recém-medalhista nacional nos Jogos dos Institutos Federais.

Prof. Cleber de Jesus e atleta Laylla durante roda de conversa | Foto: Karlos Gabriel

Uma roda de conversa com ela e com o professor Cleber de Jesus Fiqueiredo, um dos seus treinadores, permitiu que os alunos conhecessem as experiências da atleta, que concilia os estudos com o esporte.

O intuito foi, por meio do exemplo de Laylla, expandir “o esporte estudantil em nosso ambiente escolar, de forma que houvesse um incentivo e troca de informações com os alunos, já que eu pude vivenciar experiências esportivas através das oportunidades que o IF Baiano me proporcionou, as quais me fizeram chegar aos JIF’s regional e nacional, representando a nossa Bahia”, declarou a atleta, com palavras de motivação para que os colegas se dediquem a alcançar oportunidades e lugares inimagináveis por meio do esporte.

Foto: Karlos Gabriel

Na última semana, Laylla conquistou medalha de prata na categoria 100m rasos e medalha de bronze nos 200m, ao representar o IF Baiano e a Bahia na etapa final do JIF Nacional, ocorrido em Fortaleza/CE e sediado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Durante a roda de conversa, a atleta também falou sobre a importância do investimento em esporte e em melhorias na política dos jogos estudantis, além de meios de potencializar as práticas esportivas, incentivando o aprendizado a partir do esporte.

O saldo do bate-papo foi positivo. “Os estudantes se mostraram bem animados e motivados através das minhas conquistas. Eu me sinto feliz e honrada em saber que tenho sido referência para outras pessoas”, afirmou Laylla, que agradeceu a parceria com o prof. Cleber e ao Campus Gov. Mangabeira pela recepção e acolhida.

Foto: Karlos Gabriel

Para “Clebão”, como é carinhosamente chamado dentro e fora das pistas de atletismo, a ação preconizou, a partir do depoimento de Laylla, uma chamada para os alunos. “Pautados na questão da vontade, do acreditar e da disciplina nos treinamentos, os nossos estudantes, todos, têm possibilidade de alcançar o que eles almejam”, garantiu o técnico Cleber.

O chefe da delegação do IF Baiano conta que conheceu a estudante em 2022, quando trabalhava no Campus Serrinha, onde Laylla estuda. Lá, observou que a atleta tinha características de velocista e começou a direcionar o trabalho, além das aulas de educação física, para provas de velocidade. Em abril deste ano, o docente foi removido para Gov. Mangabeira, mas continuou assessorando os treinamentos de Laylla, em parceria com a professora de Educação Física do Campus Serrinha, Karine Miranda.

A diretora geral Lívia Tosta e a diretora acadêmica Cristiane Santos, do Campus Gov. Mangabeira, prestigiaram o evento | Foto: Karlos Gabriel

“Em 2022, Laylla se tornou campeã do JEIF em Senhor do Bonfim, nos 100m, 200m e revezamento 4×100. Este ano, ela foi bicampeã na etapa local, nos 100m e nos 200m, em Guanambi. Foi campeã nos 100m rasos e vice-campeã nos 200m na fase regional, classificando-se para a etapa final”, relembrou com entusiasmo o professor. Para a etapa nacional, com a aquisição de equipamentos específicos para melhorar o treinamento, o resultado foi “uma excelente classificação no JIF Nacional, tornando-se a segunda melhor brasileira da Rede Federal a correr os 100m e a terceira melhor nos 200m. Eu gosto muito de treinar Laylla, porque ela é muito responsável e dedicada. Para mim, foi uma experiência muito significativa”, vibrou Clebão.

E para 2024, que venham os próximos desafios, tanto para Laylla quanto para todos os atletas do IF Baiano que entendem o esporte enquanto prática educativa.

Confira matéria relacionada.