Estudante do IF Baiano – Serrinha conquista medalhas no JIF
Atualizado em 27 de outubro de 2023 às 16h07 | Publicado em 25 de outubro de 2023 às 12h38

O IF Baiano conquistou duas medalhas na competição nacional que reúne atletas de IFs de todo o Brasil, o Jogos Estudantis do Instituto Federal – JIF 2023. A estudante do Laylla Cruz do Campus Serrinha trouxe para a instituição a medalha de bronze nos 200m e a medalha de prata nos 100m, no JIF – etapa nacional que acontece em Fortaleza até o dia 28.

Laylla já tinha experiência com atletismo antes de ingressar no IF Baiano, mas conta que estava parada e retomou a atividade física quando começaram os treinos para os Jogos Internos da instituição. Ela foi campeã nos Jogos Internos por dois anos consecutivos e, este ano, teve a oportunidade de ir para a etapa regional, conquistando ouro nos 100m e prata nos 200m rasos, classificando-se, assim, para a etapa nacional, onde acaba de conquistar medalhas de prata e bronze no atletismo.

“É uma coisa que eu gosto, que eu busco de verdade, que eu faço do fundo da alma mesmo, o esporte representa a minha vida”, conta a aluna. Ela relata que o ingresso no IF Baiano a fez retomar um sonho – o sonho de ser atleta. Seu sucesso foi tão grande que ela já é uma referência em seu campus e os seus colegas vêem sua trajetória como inspiração para sonhar com participações em competições nacionais como essa.

Para quem está chegando no IF Baiano, ela deixa a mensagem: “o IF só tem coisas boas para ofertar, tanto no ensino, na ciência, na educação, na tecnologia, quanto também na área do esporte, no qual é investido muito nesses alunos”. Para Laylla, os jogos têm o papel de incentivar aquele aluno que gosta de esporte a permanecer na instituição.

O professor Cleber de Jesus Figueiredo, do Campus Governador Mangabeira, foi designado para assessorar o atletismo do IF Baiano nas etapas regional e nacional do JIF e participou da preparação de Laylla. Para essas competições, Laylla teve acesso a um trabalho específico para o velocista, com foco em força explosiva e tiro. Este treinamento de alta perfomance, no entanto, não é o objetivo da educação física realizada pelos Institutos Federais, porém, o professor Cleber explica que ao se deparar com alunos com grande potencial para o esporte, como Laylla, não há como se eximir de estimulá-los. “O foco do Instituto é fazer a formação integral, mas a gente, dentro dessa formação integral,  não pode excluir essas potencialidades, essas descobertas e por isso que a gente apoia e usa os conhecimentos técnicos para dar mais suporte para o nosso aluno atleta”, afirma.

De acordo com a professora, Karine Miranda, uma das educadoras que preparou Laylla, os Jogos Estudantis são um instrumento de muito valor para a educação física e para o desenvolvimento do estudante. “A partir dos jogos e de qualquer prática esportiva, o aluno consegue desenvolver uma série de habilidades, competências e valores, que podem ser trabalhados, como a habilidade de aprender a perder, a vencer, trabalhar em grupo”, afirma a docente.