Neste informativo, vamos abordar o tema Responsabilização. Confira, abaixo, material explicativo elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU) sobre o tema.
📽️ 📽️ Para começar, convidamos você a reservar 2 minutos e meio para assistir à animação da CGU sobre o tema:
A integridade pública é fundamental para a boa governança e para uma cultura voltada para a prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta. A responsabilização de agentes públicos e pessoas jurídicas que cometem atos lesivos é um dos meios para a manutenção da integridade pública, da confiança das pessoas nas esferas públicas e da qualidade dos serviços públicos.
As corregedorias ou unidades de correição dentro dos órgãos e das entidades são responsáveis pelo trabalho que envolve a responsabilização de agentes públicos ou pessoas jurídicas. O trabalho das corregedorias é de extrema importância para a sociedade e para a manutenção de um serviço público íntegro, já que evitará danos patrimoniais, promovendo a boa utilização do dinheiro público, o que reforça a confiança e a credibilidade entre o poder público e a sociedade. Saiba Mais
Lei nº 12.846/2013 – Lei Anticorrupção
Lei nº 8.112/1990
📌 Quer saber mais? Acesse a página sobre o tema no site da Controladoria Geral da União e continue acompanhando os nossos informativos.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br