Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Certificação do ENEM
Última atualização: 04/09/2017 às 12h57 | Data de publicação: 13/04/2016 às 16h46

Você poderá ter acesso ao seu certificado clicando no link abaixo:

Emitir Certificação do ENEM

 

Orientações sobre a Emissão de Certificado/Declaração do ENEM

SOLICITAÇÃO DE CERTIFICADOS

O interessado poderá imprimir o certificado diretamente no site: www.ifbaiano.edu.br ou poderá solicitar a impressão junto ao Campus para o qual solicitou a Certificação. Para solicitar a impressão no Campus o interessado deve dirigir-se à Secretaria de Registros Acadêmicos e abrir requerimento para Certificação.

§ 1º.O requerimento deverá ser instruído com:
I. Cópia do documento de identidade;
II. Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda – CPF/MF; e
III. Cópia do Boletim de Desempenho do candidato.
§ 2º.O prazo para entrega do Certificado Impresso é de 15 (quinze) dias contados a partir da data de entrada do pedido no protocolo do Campus.

Para Emitir os certificados e Declarações, o candidato deverá realizar os seguintes procedimentos:

1º. Acessar o Site do IF Baiano: www.ifbaiano.edu.br e clicar no link correspondente ao Sistema “Certificação ENEM”;
2º. Clicar no link “Emitir Certificação do ENEM” e em seguida no link “Novo Acesso”, fornecer ao sistema o CPF e a Data de Nascimento e na aba seguinte um e-mail válido utilizado pelo candidato;
3º. Verificar no e-mail cadastrado o recebimento da senha de acesso ao sistema, copiar a senha informada e retornar ao sistema para informar o CPF e a senha;
4º. Selecionar o ano de realização do ENEM e solicitar a emissão do Certificado/Declaração.

Nota 1: O Certificado/Declaração possui uma chave de autenticação que permite a consulta da validade do documento emitido eletronicamente, preste essa informação à Instituição que irá recepcioná-lo.

Nota 2: Estamos corrigindo um pequeno bug do sistema, que consiste na geração de um documento em branco na primeira tentativa. Por isso, caso esse erro aconteça com a emissão do seu Certificado/Declaração, solicite a reimpressão do documento.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Certificação eletrônica no âmbito do IF Baiano pode ser emitida para os participantes de Edições anteriores?

A partir do ENEM 2013 os Certificados de Conclusão de Ensino Médio e a Declaração Parcial de Proficiência pelo ENEM serão impressos de forma digital conforme Portaria nº 355, de 06 de abril de 2016.

2. Quem terá direito a Certificação pelo ENEM?

Inicialmente, os candidatos que o escolheram um dos Campi do IF Baiano como Unidade Certificadora no ato da inscrição do ENEM.

2.1. Pré-requisitos para a obtenção do Certificado do Ensino Médio pelo ENEM:
I. Possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM, no ano em que o participante realizou as provas.
II. Ter atingido, em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM e na Redação, a pontuação mínima constante em portarias do MEC e do INEP, bem como no edital que regulamentou a aplicação do exame no ano em que o participante realizou as provas.
III. Ter solicitado a Certificação pelo ENEM no ato da inscrição do Exame indicando um dos Campi do IF Baiano como Unidade Certificadora.

3. A Declaração Parcial de Proficiência poderá ser emitida de forma eletrônica?

De acordo com o Termo de Adesão firmado entre o IF Baiano e o INEP, a partir do ENEM 2012 a nossa Unidade Certificadora deverá emitir, além do Certificado, a Declaração Parcial de Proficiência. Tal declaração, também, será impressa de forma digital conforme Portaria INEP nº 179 de 28 de abril 2014.

4. Quem terá direito a Declaração de Proficiência?

Somente terão direito a Declaração de Proficiência os candidatos que escolheram o IF Baiano como Unidade Certificadora no ato da inscrição do ENEM.

4.1. Pré-requisitos para a obtenção da Declaração de Proficiência:
I. Possuir 18 (dezoito) anos completos até a data de realização da primeira prova do ENEM, no ano em que o participante realizou as provas.
II. Ter atingido, na área de conhecimento em que deseja obter a Declaração Parcial de Proficiência, a pontuação mínima constante em portarias do MEC e do INEP, bem como no edital que regulamentou a aplicação do exame no ano em que o participante realizou as provas.
III. Para obter Declaração Parcial de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o interessado deverá ter atingido, na prova objetiva e na prova de Redação, a pontuação mínima constante em portarias do MEC e do INEP, bem como do edital que regulamentou a aplicação do exame no ano em que o participante realizou as provas.
IV. Ter solicitado a certificação pelo ENEM no ato da inscrição do Exame indicando o IF Baiano como Unidade Certificadora.

DOCUMENTOS

Guia Certificacao ENEM

Portaria 179 – Processo de Certificação

Portaria 355 – Dispõe sobre a Emissão Eletrônica de Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Declaração Parcial de Proficiência, utilizando os resultados do – ENEM

Portaria MEC nº 10 – Dispõe sobre certificação de conclusão do ensino médio ou declaração de proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM.

 

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br