Visita de parlamentar reforça processo de aproximação e apoio aos projetos do IF Baiano em Brasília
Atualizado em 24 de fevereiro de 2023 às 14h51 | Publicado em 18 de novembro de 2022 às 11h27

Na tarde dessa quinta-feira, 17, o reitor do Instituto Federal Baiano, Aécio José Araújo Passos Duarte, se reuniu com a recém-eleita deputada federal, Ivoneide Souza Caetano, e Márcio Neves, presidente do Partido dos Trabalhadores do município de Camaçari, no prédio da reitoria do IF Baiano, em Salvador, num processo de aproximação e apoio aos projetos institucionais junto ao Congresso Nacional.

Para o reitor, o encontro representa um aumento significativo da esperança de que o Instituto cumpra seu papel de forma mais firme e contundente, contando com mais apoio da bancada. “Eu acho que a visita da deputada mostra que temos a possibilidade de voltar a ter visibilidade e o respeito institucional que as instituições precisam ter para desenvolver o seu papel, desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e de excelência sempre nos espaços que ocupa”, explica.

A deputada acredita que o novo governo federal vai direcionar mais atenção aos Institutos Federais em 2023 e já coloca o seu mandato à disposição desta causa. “Fiquei muito feliz de poder estar aqui, de conhecer mais de perto e já me coloquei à disposição. Nosso mandato é um mandato que vai cuidar de outras pautas obviamente, mas com um olhar muito especial para a educação aqui da Bahia”.

Para o presidente do Partido dos Trabalhadores em Camaçari, Márcio Neves, esta é uma parceria que dará bons frutos. Ele acredita que a atuação da deputada no Congresso aproximará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva das instituições baianas de ensino.

O reitor Aécio José Araújo Passos Duarte acredita que esses espaços de articulação entre as instituições públicas e as diversas representações em Brasília são imprescindíveis para o desenvolvimento do IF Baiano que busca apoio, visibilidade dos seus projetos, e expansão da sua atuação e da instituição. “O Instituto estará sempre aberto a todas as representações políticas de qualquer que seja o partido”, afirma o reitor.