Vem aí o JEIF 2022: conheça o regulamento oficial dos jogos
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 11h13 | Publicado em 9 de junho de 2022 às 13h50

Futebol, vôlei e handebol são algumas das 13 modalidades contempladas na competição, que ocorrerá em setembro.

O IF Baiano já está na expectativa e se preparando para a realização dos Jogos Estudantis da instituição, o JEIF. A competição retorna em 2022, após dois anos sem realização por conta da pandemia, e irá ocorrer de 24 a 30 de setembro, no Campus Senhor do Bonfim, reunindo estudantes dos 14 campi. Os JEIF 2022 serão considerados seletiva para a etapa dos Jogos dos Institutos Federais – Nordeste (JF NE).

Esta semana, a comissão organizadora do JEIF 2022 divulgou o regulamento oficial da competição, que, dentre outras informações, traz as condições para participação das equipes. De acordo com o regulamento, cada campus do IF Baiano poderá inscrever uma delegação de, no máximo, 45 componentes, sendo até 40 atletas e até 5 servidores.

Poderão participar discentes com até 19 anos completos em 2022, devidamente matriculados e frequentando regularmente os cursos regulares do IF. É vedada a inscrição de alunos matriculados apenas em programas de formação inicial e continuada (cursos FIC). Excepcionalmente este ano, estão autorizados a participar os estudantes que estejam concluindo regularmente seus cursos até o término do calendário acadêmico 2021, que em alguns campi estão destoantes do ano civil vigente.

O estudante interessado em participar deve procurar os professores de Educação Física do seu respectivo campus para obter mais detalhes sobre a inscrição das equipes da unidade.

Modalidades

O regulamento dos Jogos Estudantis do IF Baiano prevê a realização de competições em até 13 modalidades. Mas, para a modalidade estar confirmada no JEIF 2022, é preciso ter no mínimo 3 equipes inscritas. Lembrando que cada aluno só poderá participar de 2 modalidades coletivas e 1 individual, ou 2 individuais e 1 coletiva.

Confira as modalidades disponíveis:

Futebol masculino: 18 atletas;
Futsal masculino: 12 atletas;
Futsal feminino: 12 atletas;
Voleibol masculino: 12 atletas;
Voleibol feminino: 12 atletas;
Handebol masculino: 14 atletas;
Handebol feminino: 14 atletas;
Basquetebol masculino: 12 atletas;
Basquetebol feminino – 12 atletas;
Xadrez masculino: 02 atletas;
Xadrez feminino: 02 atletas;
Atletismo: 02 atletas por prova e 01 equipe de revezamento.
a) Corridas: 100m (M/F), 200m (M/F), 400m (M/F), 800m (M/F), 1500m (M/F), 3000m (F), 5000m (M) e revezamento 4x100m (M/F);
Salto em distância;
Salto em altura;
Arremesso de peso;
Vôlei de praia masculino: 02 atletas (+1 reserva para casos de lesão);
Vôlei de praia feminino: 02 atletas (+1 reserva para casos de lesão);
Tênis de mesa masculino: 02 atletas;
Tênis de mesa feminino: 02 atletas;
Natação masculina – 02 atletas por prova e 01 equipe de revezamento;
Natação feminina – 02 atletas por prova e 01 equipe de revezamento.

O regulamento específico especial, com as regras de competição para cada modalidade, também pode ser consultado no Regulamento JEIF 2022.

Outras novidades: premiação e comissões organizadoras

No JEIF 2022, serão premiados com troféus e medalhas os primeiros, segundos e terceiros colocados nas modalidades coletivas. Já os primeiros, segundos e terceiros colocados nas modalidades individuais receberão medalhas. A entrega da premiação acontecerá durante a cerimônia de encerramento, que será realizada após o último jogo das finais.

Além das normas de participação e modalidades dos Jogos, o regulamento também dispõe de detalhes sobre as atribuições das comissões que ficarão responsáveis pela organização das cerimônias, competições, alojamentos, alimentação, transporte, segurança, saúde e limpeza durante a realização do JEIF 2022.

Leia aqui o Regulamento dos Jogos Estudantis do IF Baiano 2022