Veja como foram as aberturas dos Seminários de Residência Pedagógica e Sanidade Animal
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h20 | Publicado em 18 de dezembro de 2020 às 14h23

O evento do Programa de Residência Pedagógica e o Seminário Interterritorial de Sanidade Animal estão em sua primeira edição e acontecendo simultaneamente a outros eventos durante o Congresso do IF Baiano – Ensino e Pesquisa.

Seminário do Programa de Residência Pedagógica

A abertura do evento do Programa de Residência Pedagógica (PRP) aconteceu junto a mesa de discussão sobre vivência discente e conhecimento sistematizado, na noite do dia 16, quarta-feira. Estiveram presentes representantes do Programa na instituição, da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Sec-Ba).

O momento de abertura contou com a participação e mediação da coordenadora institucional do PRP do IF Baiano, Aline dos Santos Lima. Discursaram o pró-reitor de ensino, Ariomar Rodrigues, e a integrante da Diretoria de Políticas para a Educação Superior da Secretaria de Educação do Estado, Ivanilda Amado.

“É um programa que conta com atividades que rendem frutos para a formação acadêmica dos licenciandos e, com uma melhor formação, teremos egressos melhores preparados. Estamos plantando uma bela semente para um belo futuro”, disse o pró-reitor de ensino do IF Baiano, Ariomar Rodrigues.

Já a representante da Sec-Ba discursou sobre o momento de pandemia e a vivacidade da educação como forma de entender o momento de crise sanitária. “Há um processo de negativismo dentro do contexto que estamos vivendo, o da pandemia, mas está vivo um processo educacional, não somente o da escolarização, mas o qual nos exige uma compreensão ampla, crítica e contextualizada do que está acontecendo”, comentou Ivanilda Amado.

Abertura do evento do Programa de Residência Pedagógica

No segundo momento, o tema “Relação dialógica entre o contexto dos alunos e o conhecimento sistematizado: uma proposta interdisciplinar para a formação básica comum nacional” foi discutido pela professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e doutora em Educação, Flávia Cristina Santana. A palestrante falou sobre a relação dialógica entre discentes e conhecimento sistematizado, situou os participantes sobre a implementação do PRP pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sobre a origem do programa e também sobre experiências interdisciplinares com a vivência no projeto.

I Seminário Interterritorial de Sanidade Animal

A abertura do I Seminário Interterritorial de Sanidade Animal aconteceu na tarde de quinta-feira (17). A reunião que contou com o tema central “A sanidade do gado leiteiro” foi organizada pelo Campus Itaberaba, localizado no território de identidade do Piemonte do Paraguaçu.

O primeiro dia de seminário dispôs de três momentos: abertura e palestras sobre a “Defesa sanitária na bovinocultura leiteira” e a “Mastite bovina e ordenha higiênica”. A abertura contou com o discurso da diretora geral do Campus Itaberaba, professora Ozenice Silva dos Santos. “Sabemos que o território do Paraguaçu tem como atividade tradicional a bovinocultura do leite e, apesar de ser uma atividade que ocupa espaços significativos, é ainda produzida com baixa tecnologia, uma tecnologia incipiente, o que resulta em baixa produtividade”, comentou.

Apesar do foco do seminário ser o território Piemonte do Paraguaçu, o evento teve como público-alvo os “produtores do território e também de outros, comunidade científica e estudantes”, como explicou a docente. Além da fala da gestora, a abertura também contou com o discurso de organizações parceiras em atividades desenvolvidas pelo IF Baiano Campus Itaberaba.

No segundo momento do primeiro dia de seminário, a palestra “A sanidade do gado leiteiro” foi realizada tendo como ministrante a professora na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e integrante da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Fernanda Almeida Pita. A titular da palestra falou sobre a vacinação do gado, importância desse processo para a saúde animal, a vacinação realizada pelos órgãos públicos e pelos produtores rurais e sobre as doenças que mais afetam os bovinos leiteiros, como a febre aftosa e a tuberculose.

O terceiro momento contou com a palestra “Mastite bovina e ordenha higiênica”, ministrada pela professora do IF Baiano, Campus Itaberaba, Lizziane Argôlo. A palestrante abordou assuntos como os prejuízos causados pela mastite bovina, de que forma ela prejudica a qualidade do leite, além de falar das práticas para a ordenha higiênica.

O seminário segue com programação até esta sexta-feira (18) com palestras sobre “Bem-estar e sua influência sobre a sanidade e produção de leite”, ministrada pela professora do IF Baiano, Campus Itaberaba, Jacqueline Firmino Sá, e sobre a “Qualidade do leite bovino”, ministrada pelo professor, também do Campus Itaberaba, Vagner Freitas.