V SICIT: inscrições abertas para submissão de trabalhos
Atualizado em 24 de setembro de 2018 às 10h15 | Publicado em 24 de setembro de 2018 às 09h59

O evento acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Campus Itapetinga.

Estudantes do IF Baiano vinculados a projetos de iniciação científica, podem encaminhar, até 2 de outubro, suas propostas de trabalhos para apresentação no V Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (V SICIT). O evento acontece nos dias 23 e 24 de outubro, no Campus Itapetinga.

Para efetuar a inscrição, estudantes devem acessar sicit.ifbaiano.edu.br. Na aba ‘Submissão de trabalhos” consta o passo a passo para submeter proposta e o link de inscrição. Podem se inscrever os estudantes vinculados a projetos de iniciação científica da instituição, para apresentar os resultados de suas pesquisas contempladas em Chamadas Internas da PROPES do ano de 2017.

O tema do evento é “Ciência para redução das desigualdades” e segue a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC). Assim, o V SICIT também traz em sua programação palestras e minicursos que irão abordar, dentre outros assuntos, a desigualdade de gênero e de raça, sobretudo na pesquisa científica. “A Coordenação Geral de Iniciação Científica propôs a mesa-redonda “Mulheres na ciência: o desenvolvimento do pensamento científico do IF Baiano”, em que quatro professoras da instituição, juntamente às suas bolsistas de iniciação científica, discutirão a presença feminina em suas áreas de conhecimento. Fora isso, teremos atividades culturais, como na área de dança, e até mesmo oficinas de desenho”, destaca a servidora Lorena Grisi, membro da comissão organizadora do evento.

Com a função principal de divulgar o que os estudantes de ensino médio e de graduação do IF Baiano têm produzido nos campos da ciência, da tecnologia e da inovação, o evento também visa propor a troca de experiências entre eles.

“O IF Baiano é uma instituição muito grande e esse é um dos poucos momentos em que pesquisadores de diferentes campi podem se encontrar num mesmo local para trocar experiências e conhecer o que vem sendo feito por seus colegas na área de pesquisa científica. Além do mais, o SICIT é um espaço de formação, em que eles podem participar de minicursos, assistir a uma programação cultural e divulgar sua pesquisa. Para o IF Baiano, o evento é o momento de demonstrar à sociedade o resultado do que vem sendo investido em pesquisa pela instituição e também de ter um retorno das nossas agências de fomento, CNPq e Fapesb, sobre como elas avaliam a pesquisa que produzimos”, conclui Lorena.

O Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica é realizado pela Coordenação Geral de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Baiano e é aberto a estudantes, servidores e comunidade externa. Mais detalhes sobre a programação e outras informações estão disponíveis no site do V SICIT.