O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realiza, entre os dias 27 e 29 de maio de 2025, a quinta edição da Reunião dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (RENEABI) e o prazo de submissão de trabalhos acaba de ser prorrogado até o dia 23 de maio. Com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão como instrumentos de cidadania plena e enfrentamento ao racismo”, o evento terá atividades simultâneas em todos os 14 campi da instituição, fortalecendo sua natureza multicampi e articuladora.
Com foco nas políticas afirmativas e no combate às desigualdades étnico-raciais, o RENEABI contará com uma programação diversificada que inclui mesas-redondas, conferências, sessões temáticas, momentos culturais e mais de 40 oficinas distribuídas por todo o estado. As oficinas ocorrerão nos turnos matutino, vespertino e noturno, alcançando desde cursos técnicos até a graduação.
A abertura oficial acontece no dia 27 de maio, na unidade Professor João Batista, em Salvador, com transmissão ao vivo pela TV Bem Baiano. A conferência de abertura será conduzida pela professora Rosane Silva dos Santos, abordando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão como instrumentos de uma educação antirracista. No mesmo dia, a mesa-redonda “Panorama das políticas afirmativas étnico-raciais no Brasil” reunirá nomes como a professora Izanete Marques (NEABI/IF Baiano); Iraneide Soares da Silva (ABPN), representante da SECADI/MEC; e o professor Ivo Ferreira do Instituto Steve Biko e do NEABI de Santa Inês.
Outro destaque da programação é a presença de representantes de Neabis de outros institutos federais do Nordeste, que participarão da mesa “A importância dos NEABIs no enfrentamento ao racismo institucional”, no dia 28. À noite, haverá um debate sobre interseccionalidades com representantes do NEABI, NAPNE, GENI, CEVAER e estudantes do IF Baiano.
Todos os campi terão atividades presenciais como oficinas e/ou sessões temáticas. As oficinas são um dos pontos fortes da programação. Alguns exemplos incluem:
As sessões temáticas multicampi, que ocorrem no dia 29, abordarão temas como racismo institucional, interseccionalidade, inovação para educação antirracista e práticas pedagógicas.
O evento se encerra na tarde do dia 29 com uma mesa final sobre os desafios da educação antirracista na Bahia, reunindo representantes do IF Baiano, do IFBA, da Secretaria Estadual de Educação e da sociedade civil, com mediação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia. As inscrições estão abertas até 27 de maio de 2025. Os formulários para se inscrever nas oficinas desejadas e sessões temáticas estão disponíveis em: https://eventos.ifbaiano.edu.br/portal/5-reneabi/inscricao/
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br