Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Unidades do IF Baiano iniciam processos de seleção para ingresso em cursos técnicos
Atualizado em 18 de fevereiro de 2022 às 16h16 | Publicado em 19 de janeiro de 2022 às 16h54

Cada campus realizará sua seleção com editais e cronogramas próprios. Candidatos devem se atentar às datas

Compartilhe nas redes sociais:

O ingresso de estudantes nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em 2022 está com novo formato. Os 14 campi do Instituto Federal Baiano lançam seus editais, com cronogramas próprios, para o ingresso em suas localidades. Quatro desses 14 campi já lançaram seus editais: Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Itapetinga e Uruçuca. As inscrições são gratuitas, realizadas pela internet ou presencialmente nas unidades, nos dias informados por cada edital. O candidato pode escolher duas opções de cursos e será convocado para a segunda opção somente se houver vaga remanescente, após a chamada dos candidatos classificados em primeira opção. 

Novos editais sairão ao longo do primeiro trimestre de 2022 e os candidatos devem estar atentos à página do Processo Seletivo (Prosel) e ao período de inscrições de cada campus. Além dos campi já citados, o IF Baiano possui unidades em Alagoinhas, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-Xique.

Novidades no Prosel 2022

De acordo com o presidente da Comissão Central de Processo Seletivo, Nilton de Santana dos Santos, a descentralização acontece este ano para otimizar o período entre as seleções e o início das aulas, por conta das diferenças nos calendários letivos dos campi em razão da pandemia e também da autonomia dos mesmos. “Cada um poderá fazer o seu processo de acordo com a sua necessidade e o seu período. [Caso o processo fosse unificado], os alunos de algumas unidades teriam que esperar muito tempo até que fosse iniciado todo o processo seletivo”, explica.

Além da descentralização, outra mudança no processo de ingresso de estudantes é a implantação da Banca de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial. Serão realizadas entrevistas com objetivo de confirmar a autodeclaração dos candidatos autodeclarados pretos e pardos e garantir que as reservas de vagas sejam ocupadas por quem possui o direito. Os cursos de nível médio e técnico do IF Baiano reservam 75% das vagas para cotas em diferentes categorias de ações afirmativas e 25% para ampla concorrência.

Critério de seleção

O critério de seleção para os cursos Técnicos Integrados se dará por meio da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos Integrados, após aprovação: ter concluído o Ensino Fundamental II (9º ano), até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital no ato da matrícula.

Já para ingressar nos cursos Subsequentes, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. Cada unidade definirá seu critério de seleção. O campus Itaberaba, por exemplo, utilizará a análise do Histórico Escolar como critério de seleção, considerando as médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 2º ano do Ensino Médio para calcular a Média Final dos candidatos inscritos.

Unidades com editais lançados

O primeiro campus a realizar o processo seletivo de forma descentralizada foi o campus Itapetinga, que finalizou o período de inscrições em 16 de janeiro. O campus oferta 35 vagas para o curso Técnico em Agroindústria, 40 vagas em Agropecuária e 40 vagas em Meio Ambiente. Confira aqui as informações sobre a seleção.

O campus Bom Jesus da Lapa iniciou as inscrições na última sexta-feira, 14, e encerrará no dia 21 de fevereiro. As oportunidades são para os cursos técnicos em Agricultura (40 vagas), Agroecologia (40) e Informática (40). O plantão para as inscrições presenciais vai do dia 17 de janeiro ao dia 21 de fevereiro, das 8h às 13h, no Campus Bom Jesus da Lapa, localizado no Quilômetro 14, BR-349, S/N – Zona Rural, Bom Jesus da Lapa – BA, 47600-000. Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel@lapa.ifbaiano.edu.br.

O campus Uruçuca oferta vagas nos Cursos Técnicos Integrados em Guia de Turismo (40) e em Informática (70). O período de inscrições vai de 20 janeiro a 21 de fevereiro. O plantão para inscrições presenciais vai de 07 a 18 de fevereiro (de segunda à sexta-feira) e as inscrições serão realizadas no endereço:  Rua Dr. João Nascimento S/N – Centro, Uruçuca- Bahia. Para esclarecer dúvidas sobre pontos do edital, é possível entrar em contato pelo whatsapp: (73)98226 – 8115 ou pelo e-mail integrado.urucuca@alunos.ifbaiano.edu.br.

A unidade também oferta 155 vagas em cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio. Os cursos são em Técnico em Agrimensura (35 vagas para ingresso em 2022.1), Técnico em Agropecuária (40 vagas para ingresso em 2022.1), Técnico em Agropecuária (40 para ingresso em 2022.2) e Técnico em Alimentos (40 para ingresso em 2022.1). Para candidatar-se, é necessário ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. As inscrições são gratuitas, realizadas via formulário digital disponível neste link. O prazo para inscrições vai de 22 de fevereiro a 08 de abril. O critério para a classificação e seleção dos candidatos será a ordem de chegada dos formulários de inscrição. O resultado final será divulgado no dia 19 de abril.

O campus Itaberaba está com oferta de vagas em cursos Técnicos Integrados e Subsequentes. As inscrições iniciam dia 19 janeiro e encerram no dia 18 de fevereiro. São realizadas preferencialmente pela internet, através de formulário digital, mas também podem ser feitas presencialmente no campus, entre 01 e 17 de fevereiro. O campus Itaberaba localiza-se na Rodovia BA-233, Km 04, Itaberaba-BA, CEP 46880-000. As oportunidades em cursos integrados aos Ensino Médio são para 80 vagas no curso Técnico Integrado em Agropecuária e 40 vagas no curso Técnico Integrado em Agroindústria. Já os cursos subsequentes são em Agropecuária (40) e em Meio Ambiente (40). Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para: prosel@itaberaba.ifbaiano.edu.br.

Esta matéria será atualizada, à medida que os novos editais sejam lançados. Para conferir a documentação necessária para a inscrição e a matrícula e acessar os links de inscrições, acesse a página dos Processos Seletivos em:

https://concurso.ifbaiano.edu.br/portal/ingresso-de-estudantes-2022/

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br