Três acontecimentos que marcaram o Ensino do IF Baiano em 2020
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h19 | Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 09h33

Para a série de reportagens de retrospectiva do ano que findou, selecionamos três momentos que marcaram o Ensino no Instituto Federal Baiano em 2020, ano de tantas mudanças no ensino-aprendizagem, ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus.

1. Suspensão das atividades presenciais

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social, recomendadas pelas autoridades governamentais, o IF Baiano decidiu por suspender suas atividades presenciais no dia 13 de março e designou criação de Comitês de Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus nos campi e na reitoria para implantar medidas de rotina necessárias ao enfrentamento da pandemia e preservar ao máximo a saúde da comunidade que compõe a instituição.

Diante da suspensão das aulas e da crise instalada pela pandemia, a instituição assistiu alunos em condição de vulnerabilidade com auxílio financeiro emergencial, pago em duas parcelas de R$ 120,00, e kits de alimentação (cestas básicas).

• IF Baiano institui Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs)

Com o alastramento da pandemia pelo Brasil e pelo mundo e a impossibilidade de reunir alunos e servidores em ambientes fechados, o Conselho Superior do IF Baiano instituiu, em outubro, o retorno às aulas por meio do ensino remoto. A instituição vinha preparando as condições e normatizações para as Atividades Pedagógicas Não Presenciais e, na ocasião, divulgou uma instrução normativa que regulamentava a implantação das APNPs.

Entre 13 e 16 de outubro, foi realizado o I Seminário da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Pandemia que orientou os docentes quanto à implantação das APNPs. Para dar condições de acesso a tecnologias e conectividade aos estudantes, foram criados auxílios digitais. Alunos em condição de vulnerabilidade foram contemplados com o Auxílio Pacote de Dados ou o Auxílio Contratação de Banda larga (wi-fi) e também com o Auxílio Aquisição e Manutenção de Equipamento, correspondente à oferta de subsídio em parcela única no valor entre R$500,00 e R$600,00, para aquisição de equipamentos, para aqueles que não possuíam.

As atividades de Ensino de 2020, terminaram o ano com um grande evento virtual: o I Congresso de Ensino e Pesquisa. No Congresso, os programas de Ensino tiveram programação específica com a realização do Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Seminário de Residência Pedagógica.

• Unidades do IF Baiano se destacam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  – Ideb 2019

2020 não foi apenas um ano de mudanças e superação de desafios para o Ensino do IF Baiano, foi também um ano de reconhecimento de sua qualidade. A divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  – IDEB 2019 mostrou que os sete campi do IF Baiano que apresentaram notas no relatório 2019 IDEB, na categoria Ensino Médio, obtiveram desempenho superior à média nacional (o Brasil passou de 3,8, em 2017, para 4,2, em 2019) e à média estadual (a Bahia obteve Ideb 3,5 em 2019). Os resultados do Ideb 2019 foram divulgados em 15 de setembro de 2020, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além da divulgação das médias, são calculadas as metas estabelecidas para cada unidade de agregação (escola, município, etc) para o próximo período – o relatório sai a cada dois anos. Nesse ponto, todas as médias dos campi do IF Baiano (Ensino médio) estiveram acima da meta estipulada para a Bahia, que era de 4,5. E quatro campi (Guanambi, Itapetinga, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas) ultrapassaram a meta para o Brasil, que era de 5.