Trabalho de cooperação técnica de professor do Campus Santa Inês tem destaque internacional
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h55 | Publicado em 17 de setembro de 2018 às 12h56

Xvv-7OrQ

O professor Sílvio Márcio Montenegro Machado, do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Santa Inês, foi destaque no site internacional The Conversation, especializado em Divulgação Científica, com a publicação do artigo “Blood in bio-ethanol: how indigenous peoples’ lives are being destroyed by global agribusiness in Brazil” realizado em parceira com a professora Francesca Fois, pesquisadora da Aberystwyth University do Reino Unido.

O artigo retrata a situação dos povos indígenas diante do crescimento do agronegócio no país e faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo professor Michael Woods, da Aberystwyth University, intitulada “O Campo Global: Mudança Rural e Desenvolvimento na Globalização (GLOBAL – RURAL)”, e financiada pelo Conselho Europeu de Pesquisa. “Um dos principais objetivos dos estudos é fazer um levantamento a respeito dos caminhos da produção de alimentos saudáveis e buscar alternativas para que a produção de commodities no campo não impacte ou destrua as comunidades rurais e o pouco que ainda resta de ambiente preservado do nosso planeta”, explica o professor Machado.

O projeto de pesquisa está dividido em 05 partes ficando a cargo dos professores Sílvio Machado e Francesca Fois a aplicação da metodologia assemblage, desenvolvida no WP1, à análise do envolvimento global diferenciado de comunidades rurais em economias emergentes na África, Ásia e América do Sul. É nesse contexto que o Brasil foi escolhido como estudo de caso.

hiZNT2xw

Uma das regiões do Brasil a ser analisada foi a Centro-Oeste, mais especificamente o sudoeste do Mato Grosso do Sul. “O que foi possível perceber no Mato Grosso do Sul foi o quanto a instalação de Usinas para produção de biocombustíveis tem afetado o meio rural, sobretudo as comunidades indígenas, o que leva a se questionar o quanto de fato essa energia é “limpa”, comenta o professor Machado.

O pesquisador ainda destaca a importância da participação do IF Baiano num trabalho deste porte. “Estamos contribuindo com o desenvolvimento de uma pesquisa internacional e divulgando o nome da instituição internacionalmente. No contexto atual, é mais do que necessário que a Rede Federal seja reconhecida não somente nacionalmente, mas internacionalmente como produtora de conhecimento, no qual se desenvolvem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”.

Os próximos passos do projeto incluem um segundo trabalho de campo no Brasil, desta vez na Bahia, e a publicação dos resultados em revistas científicas nacionais e internacionais.