Técnicos em agropecuária do IF Baiano participam de oficina sobre sistemas agroflorestais (SAFs)
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h06 | Publicado em 4 de abril de 2022 às 15h18

Sistemas agroflorestais (SAFs) são modelos que aliam sustentabilidade, preservação ambiental e baixo custo de produção.

Na última semana, nos dias 30 e 31 de março, foi realizada uma oficina sobre implantação e manejo de sistemas agroflorestais (SAFs) no Campus Valença do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). A formação teve como público-alvo os técnicos em agropecuária que atuam nas unidades do instituto. Nove técnicos, dos campi Bom Jesus da Lapa, Itapetinga, Itaberaba, Catu, Xique-Xique, Serrinha e Governador Mangabeira, participaram do encontro.

A iniciativa foi coordenada pelo diretor administrativo do Campus Valença, Cristiano Carvalho, e pela técnica em agropecuária, Micheline Santos, e teve como facilitadores os técnicos em agropecuária, Martins Batista, Josué Castro e Robson Kisaki.

O objetivo foi de promover um momento de troca de saberes e discussão participativa entre os profissionais, a respeito das oportunidades e desafios da adoção de sistemas agroflorestais em seus respectivos campi. Também buscou debater de que maneira as tecnologias utilizadas nos sistemas podem colaborar com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, com as fazendas-escola e a sustentabilidade das unidades.

Técnicos em agropecuária de nove campi do IF Baiano se reuniram para trocar aprendizados sobre os sistemas agroflorestais. Imagens: Micheline Santos, Luiz Gonzaga e Hilary.

“A oficina teve como objetivo dialogar, trocar conhecimentos com diversos técnicos do IF Baiano sobre um modelo de agricultura que seja, ao mesmo tempo, viável economicamente, principalmente para o agricultor familiar, e também uma forma de preservar o ambiente”, comentou o facilitador da oficina, Martins Batista. Segundo ele, a proposta dos sistemas agroflorestais é ser uma alternativa de produção sustentável e menos dependente de recursos naturais não renováveis. “O SAF biodiverso precisa atender aos pilares da sustentabilidade, contemplando a segurança e soberania alimentar, prestação de serviço ambiental e geração de renda”, complementou.

No SAF, é priorizado o plantio de plantas frutíferas, nativas da mata e de ciclo curto de colheita, como por exemplo, milho e aipim. “Nesse processo, observamos as questões para geração de renda, preservação do meio ambiente e soberania alimentar do pequenos produtores rurais”, explica Micheline Santos.

A realização da oficina foi motivada pelo Campus Valença no intuito de apresentar o trabalho de implantação de SAFs na unidade. Para o técnico em agropecuária, Cristiano Marcos, a oficina foi uma oportunidade de se inspirar com o exemplo.

“Tivemos a oportunidade de ver o sistema muito bem montado nas unidades educativas de campo da escola e também poder colocar em prática a implementação do SAF, que foi muito legal e gratificante, despertando pra mim e nos demais colegas o ensejo de implantar em nossos campi para servir de laboratório didático para nossos alunos e comunidade”, relatou o técnico, que atua no Campus Bom Jesus da Lapa. Além dos conhecimentos teóricos e práticos, os técnicos também receberam a doação de mudas para início da implementação do sistema em suas respectivas unidades.

Durante o evento, ainda foi realizada uma homenagem ao professor do IF Baiano, Sérgio Ricardo Matos Almeida, que faleceu recentemente, com o plantio de uma árvore frutífera. “O professor Sérgio foi o mentor e difusor das ideias de SAF biodiverso aqui no IF Valença”, relembrou Micheline.