Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Startup com solução computadorizada para controle de pragas é destaque em hackathon
Atualizado em 29 de dezembro de 2022 às 14h07 | Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 11h38

A startup foi idealizada por docente, alunos e egressos do IF Baiano, além de especialistas de mais duas instituições

Compartilhe nas redes sociais:

A startup AI PRAGA, criada para controlar a praga de mosca-das-frutas através de inteligência artificial, foi finalista do hackathon +Agro e selecionada para o programa estadual de aceleração promovido pelo Sebrae e o Grupo Rede+. A ideia é de um docente e egressos do IF Baiano Campus Guanambi e especialistas em Entomologia e Inteligência Artificial de outras instituições.

AI PRAGA é uma plataforma baseada em Inteligência Artificial desenvolvida para otimizar o manejo da mosca-das-frutas. Ela processa os dados coletados das armadilhas para esse tipo de mosca e transforma em informações técnicas de interesse do produtor e que podem ser acessadas em uma dashboard interativa (painel visual para apresentação dos principais indicadores para o monitoramento e controle da praga).

Durante 14 semanas do programa de aceleração, as startups selecionadas tiveram acesso a mais de 60h de capacitação e mentorias técnicas envolvendo temáticas de empreendedorismo e inovação. Ao final do programa de aceleração, que contou com mais de 70 Startups, a Ai Praga foi novamente selecionada e, agora, junto com outros 14 empreendimentos, esteve presente no Salvador Startup Summit 2021, concorrendo a uma das três vagas para representar o estado da Bahia no maior evento de empreendedorismo da América Latina, o Startup Summit.

Mosca-das-frutas

Segundo o professor Leandro Santos, a mosca-das-frutas atrapalha a produção de alimentos, gerando perdas diretas dos frutos atacados e perdas indiretas pelos embargos impostos pelos países importadores, quando o nível de infestação no local produtor passa de um determinado limite. “Essa praga é endêmica da América do Sul e os países que importam frutas, em especial a manga, impõem essa barreira para evitar a chegada da praga em seu país”.

No método tradicional de monitoramento, os resultados levam 7 dias para chegar ao produtor. Já a solução inovadora da AI PRAGA promete entregar resultados ao produtor em menor tempo. “Quanto mais rápido se identifica, mais rápido se controla”, afirma Leandro. A startup acredita que será amor à primeira vista, quando os produtores tiverem acesso a sua tecnologia, que, além de reduzir o custo do monitoramento, é mais rápida.

Equipe

A equipe é composta pelo professor do IF Baiano e Engenheiro Agrônomo, Leandro Santos; pelos egressos do IF Baiano, Ícaro Ramires (desenvolvedor front-end), e Igo Romero (desenvolvedor back-end); e pelos especialistas em entomologia, Edmilson Silva da Universidade Federal de Alagoas, e em Inteligência Artificial, Marcos Ferreira, da Universidade Federal da Bahia.

Além da AI PRAGA, outra Startup também do Campus Guanambi, a IoT no Agro, foi representada pelos estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano – Campus Guanambi, Djalma Santana Malta Neto, Sâmela Camelo Brito e João Marcos Neves da Silva, que estiveram presentes no evento para se capacitar em inovação e empreendedorismo.

Para o aluno Djalma Santana, a experiência foi muito enriquecedora. “Adquirimos uma ampla bagagem de conhecimento, seja na parte teórica com palestras ou prática, através do networking com startups que apresentavam suas ideias e experiências vividas”, explica. Ele conta que participar da criação de um novo negócio de sucesso é o sonho de todo empreendedor e, com a criação da AI PRAGA e a participação no programa de aceleração, pôde não apenas aprender tarefas importantes, como gerir uma startup, mas também aprender como buscar investidores e identificar o público-alvo.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br