SICIT, SEIC e Feira de Ciências iniciam atividades no Campus Itapetinga
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 11h11 | Publicado em 24 de outubro de 2018 às 07h54

Eventos reúnem iniciativas e trabalhos de pesquisadores de todos os campi do IF Baiano.

DSC03965 A cerimônia oficial do V Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica (V SICIT), do I Seminário de Extensão, Inovação e Cultura do IF Baiano (I SEIC) e da II Feira de Ciências do Campus Itapetinga foi realizada na manhã desta terça-feira, 23 de outubro, com os pronunciamentos do reitor do IF Baiano, José Aécio Duarte, dos pró-reitores de Pesquisa, Carlos Elísio Cotrim, de Extensão, Rafael Trocoli, de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista, do Diretor do Campus Itapetinga, Emilson Batista, da coordenadora de pesquisa do Campus Itapetinga, Mara Ruggiero, e do representante da prefeitura de Itapetinga, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Juscelino Gomes.

Estudantes, professores e servidores de todos os campi do IF Baiano prestigiaram a cerimônia que ainda contou com a palestra “Inovação Tecnológica, desenvolvimento e burocracia”, ministrada pelo coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC e representante das Instituições de Ciência e Tecnologia na Rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da Bahia (RePITTec), professor Gesil Amarante.

DSC04042

O professor de física destacou a importância de pensar a inovação tecnológica dentro da academia com o olhar voltado para o mercado e alinhado com o atual contexto de aplicabilidade do conhecimento tecnocientífico. “Hoje a gente vive num mundo em que é a transição do conhecimento básico para a aplicação, quer no mercado ou até mesmo nos serviços públicos, é muito rápida. Então, a gente passou a ser cada vez mais demandado e isso é uma oportunidade de defesa das nossas instituições”, destacou.

Durante a tarde, foram iniciadas outras atividades da programação dos eventos paralelos. Pesquisadores apresentaram seus trabalhos, nos formatos oral e pôster para apreciação dos avaliadores internos e externos. As salas temáticas trouxeram o universo da matemática, física e literatura, através da exposição de trabalhos manuais dos estudantes. Também foram realizadas palestras e oficinas.

P_20181023_165609A estudante do curso de Engenharia Agronômica, Zilda Malheiros, participa pela segunda vez do seminário de iniciação científica. Segundo ela, o evento contribui com a formação ao proporcionar o compartilhamento de informações e conhecimento entre os estudantes dos diversos campi do Instituto. “Eu acho muito legal esse momento de poder mostrar o que você está fazendo, compartilhar os seus resultados e ver o que está sendo feito em outros campi e, até mesmo o seu próprio campus”, relatou a jovem pesquisadora.

Confira a programação completa do V SICIT, I SEIC e Feira de Ciências e mais fotos do evento. As atividades seguem até esta quarta-feira,24.