Servidores têm até o próximo dia 15 para pleitear apoio financeiro a cursos de qualificação
Atualizado em 12 de agosto de 2022 às 17h03 | Publicado em 12 de agosto de 2022 às 16h57

As inscrições são realizadas pelo Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP

O Programa de Apoio à Qualificação de Servidores recebe inscrições para apoio financeiro a cursos de qualificação profissional dos servidores em diferentes níveis de ensino até o dia 15 de agosto, através do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP.

Podem realizar inscrição servidores que participaram do Programa de Apoio à Qualificação de Servidores 2021 e que desejem manter-se no programa, e servidores interessados em ingressar no Programa em 2022. Basta estar regularmente matriculado como aluno regular, ou ter tido matrícula regular no ano de 2022, em cursos de educação formal em instituições públicas (somente aquelas em que haja cobrança de mensalidades nos cursos de educação formal) ou privadas, desde que reconhecidas em suas devidas instâncias (MEC, CAPES, etc.) e preencher os demais requisitos listados em edital.

Os tetos para concessão do auxílio são de R$ 700,00 para pós-graduação stricto sensu; R$ 330,00 para pós-graduação lato sensu; R$ 220,00 para graduação; R$ 110,00 para ensino médio/técnico; e R$ 88,00 para ensino fundamental. Os servidores já beneficiados, no exercício anterior, terão prioridade neste Edital, com vistas a garantir a continuidade do curso e a conclusão da formação do servidor, por meio da obtenção do diploma ou do certificado, desde que atendam aos requisitos e condições deste Edital.

Sobre o Programa

O Programa tem como principal papel o fomento à qualificação dos servidores do IF Baiano, por meio de ressarcimento mensal, com teto financeiro, das parcelas pagas por cursos de educação formal em todos os níveis de formação. Visa, assim, à elevação do nível de escolaridade dos servidores Técnico-administrativos em Educação e à qualificação para a docência dos professores EBTT, além de proporcionar oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, contemplando todos os ambientes organizacionais.

O ressarcimento mensal destina-se ao custeio do pagamento de mensalidade de curso de educação formal, incluindo o ensino fundamental, o ensino médio/técnico, o ensino de licenciatura, de graduação e de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, não incluindo outros gastos com o curso, tais como o pagamento de disciplinas extras e/ou de dependências ou adaptações, de cursos de verão, de taxas de transferências de cursos, de realização de provas, de material bibliográfico, didático ou escolar, de taxas de atividades extracurriculares, de participação em eventos, de publicação de trabalhos, de taxas de provas de segunda chamada ou de taxas, encargos ou multas decorrentes de pagamentos de mensalidades em atraso.

Os interessados devem ler o edital para acessar o barema da seleção e informações detalhadas sobre todo o processo. Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser obtidos através do Núcleo de Capacitação (NUCAP) pelo e-mail nucap.dgp@ifbaiano.edu.br, ou junto à Comissão de Seleção, pelo e-mail cpaq@ifbaiano.edu.br.