Servidores fazem treinamento de combate a incêndio
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h05 | Publicado em 12 de abril de 2022 às 16h04

Nos dias 7 e 8 de abril, 30 servidores de todas as unidades do Instituto Federal Baiano participaram de um treinamento teórico e prático para Vistoria e Auditoria no Sistema de Combate a Incêndio. O objetivo do curso, oferecido pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proplan) e pela Coordenação de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida (Coasq) é capacitar os servidores para que possam replicar o treinamento em suas unidades.

O primeiro dia de curso ocorreu no Centro de Referência 2 de Julho e o segundo na Academia de Bombeiros Militares em Simões Filho. Entre os assuntos abordados pelo instrutor do curso, Valdir Ferreira de Oliveira Junior, estavam: como realizar inspeção e testes; como identificar irregularidades, falhas e verificar funcionamento do sistema conforme a norma; como realizar inspeção e a periodicidade; elaboração de check-list, conforme a instrução técnica; bases para formação de brigada de incêndio; Sistema de Proteção contra Descargas Atmosférica; rota de fuga; entre outros.

De acordo com o Leonardo Cerqueira Freitas, Técnico em Segurança do Trabalho do IF Baiano, o treinamento de combate a incêndio é fundamental para a segurança de todos, pois, implica diretamente na prevenção de acidentes. “Além disso, ajuda os colaboradores a agirem de maneira segura diante de emergências. Sabemos que um incêndio causa grandes estragos e na maioria das vezes ocorre inesperadamente, por isso é importante que haja pessoas preparadas para lidar com ele”, afirma Leonardo.

O servidor destaca algumas dicas de ações de combate a incêndio para as quais toda pessoa deve se atentar e que foram reforçadas durante o curso: acionar o alarme ou avisar a alguém; chamar bombeiros; desligar eletricidade; combater o fogo no início; utilizar os equipamentos corretos; salvar sua vida e não objetos; acalmar os outros; não usar elevadores; usar lenço molhado no nariz; caminhar abaixado; molhar suas roupas; e manter a calma.