Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Servidores e estudantes do IF Baiano já podem utilizar certificado digital ICPEdu; saiba como
Atualizado em 31 de maio de 2022 às 15h59 | Publicado em 31 de maio de 2022 às 15h05

Serviço garante mais segurança a documentos digitais que circulam pelas instituições públicas federais

Compartilhe nas redes sociais:

A ICPEdu é uma plataforma de emissão de certificados digitais pessoais para membros de instituições que fazem parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). A novidade é que o serviço de Certificado Pessoal ICPEdu já está disponível para servidores e estudantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano). 

Para aderir, é preciso estar devidamente registrado no SUAP e ter acesso à CAFe. Disponilizada pelo sistema RNP, a CAFe é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras através da integração de suas bases de dados. 

Entenda o certificado ICPEdu

O Certificado Corporativo da Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa, ou ICPEdu, é o serviço que viabiliza a emissão de certificados digitais do tipo SSL (Secure Sockets Layer). Em outras palavras, o ICPEdu é uma identidade virtual gratuita, emitida online e que pode ser usado para validar a identificação de usuários em diversos procedimentos digitais, como assinaturas eletrônicas, cifragem de documentos e fazer login em sistemas eletrônicos específicos. 

Assim, o uso do certificado gera uma assinatura digital, que confere integridade e autenticidade aos documentos eletrônicos. “A assinatura digital garante que os dados ou informações permaneçam seguros a partir do ponto em que foram emitidos, conferindo às duas partes interessadas a certeza que o documento digital é autêntico”, explica o Coordenador de Tecnologia do IF Baiano, Carlos Astor.

Ainda, a utilização do serviço de certificado digital colabora para a sustentabilidade dentro das instituições. “A ideia de desmaterializar processos (transformar o físico em digital) através do Certificado Digital permite que os usuários não desperdicem milhares de papéis na emissão de documentos, impactando diretamente na redução do desmatamento e dos bens naturais do nosso planeta. O Certificado Digital permite a ausência de impressão de papel, sem autenticação adicional e com validade reconhecida, tudo de forma simples e totalmente digital”, complementa Carlos Astor. 

Como ativar o serviço 

Para começar a utilizar o ICPEdu, basta acessar o portal do serviço na plataforma RNP e clicar em ‘Emitir Certificado Pessoal’. A seguir, será necessário fazer o login na sua conta CAFe/IF Baiano. Após seguir as instruções do portal, o usuário irá confirmar os dados institucionais e criar uma senha que ficará vinculada ao seu certificado digital. 

Após fazer o download do certificado e salvá-lo de forma segura em seu computador, é importante verificar com atenção como proceder à instalação e utilização. O passo a passo está disponível em:  https://pessoal.icpedu.rnp.br/public/ajuda

Para assinar documentos com o certificado digital, é possível utilizar leitores de PDF, como o Adobe Reader, Foxit Reader etc. Em breve, servidores e estudantes do IF Baiano poderão utilizar a assinatura digital diretamente em documentos PDFs no SUAP, assim que for implementada uma nova atualização do sistema.  

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br