Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Servidores do IF Baiano passam por capacitação através do ENAP em Rede
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 10h43 | Publicado em 1 de junho de 2017 às 11h18

Indicadores de Desempenho e Gestão por Competências são os temas dos cursos

Compartilhe nas redes sociais:

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, servidores do IF Baiano e de outras esferas públicas estiveram na RCapturar1eitoria para capacitação, via ENAP em Rede, a respeito da “Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional”. A iniciativa faz parte do Plano Anual de Capacitação de 2017.

Com 40 horas, o curso desenvolve competências para levantamento e melhoria de processos de trabalho no setor de atuação do servidor, com vistas à implantação de Sistemas de Informação e da Política de Gestão de Riscos. Durante o treinamento, foram aprofundados o conceito do termo “indicadores” com ênfase nos indicadores institucionais, além da construção de sistema de mediação de desempenho – construção do mapa estratégico.

Há uma necessidade de se planejar com estratégia e além de planejar, medir e acompanhar se o planejamento está sendo executado de acordo com o que foi decidido, eCapturarm geral, coletivamente. A instituição precisa saber onde está e onde quer chegar. O planejamento estratégico, a criação do sistema de medição do macro estratégico vai auxiliar a instituição nisso”, comentou a instrutora do ENAP em Rede e docente do IFBA, Norma Oliveira.

Já para o coordenador de Dados e Informações Institucionais, Marco Seixas, o tema é amplo e requer uma cultura de planejamento na Instituição. “A capacitação em indicadores é um instrumento que vai mediar o planejamento e o alcance da sua realização. Faz que o servidores, no seu fazer cotidiano, tenham o olhar voltado para o que está preconizado no planejamento estratégico, de maneira sempre a refletir melhor a missão e estratégia da Instituição”.

Ao final, o reitor do IF Baiano, Geovane Nascimento, esteve presente no momento da entrega dos certificados pela equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas  e comentou sobre a importância do tema e da formação de multiplicadores em todas áreas.

A próxima capacitação, através do Programa ENAP em Rede, está prevista para os dias 18 a 20 de julho. O tema é Gestão por Competências, com carga horária de 24h.

Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico do IF Baiano.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br