Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Servidores do IF Baiano fazem capacitação para aperfeiçoar escrita
Atualizado em 12 de maio de 2023 às 15h42 | Publicado em 11 de maio de 2023 às 12h42

O curso voltado para comunicação oficial tem como objetivo aperfeiçoar a comunicação dos servidores, especialmente, chefes de gabinete

Compartilhe nas redes sociais:

Nesta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de maio, acontece, no novo prédio do IF Baiano no Stiep, um curso de Língua Portuguesa e Redação Oficial para servidores com a especialista em Gramática e Textos, Kelle Catiane Nascimento. A capacitação tem carga horária de 16h e visa aperfeiçoar a escrita e a comunicação dos servidores, especialmente dos chefes de gabinete.

A partir de uma visão crítica da importância das boas comunicações internas e externas no desempenho da instituição, o curso tem como objetivo preparar o participante para atingir concisão, objetividade, clareza, impessoalidade e correção nas comunicações oficiais. A metodologia utilizada foi aulas expositivas, enfatizando: os prejuízos da comunicação deficiente nas relações internas e externas das instituições; a sobreposição da inteligência à memória; a importância da disciplina no uso do idioma; as qualidades da boa comunicação.

Para a secretária do Gabinete da Reitoria, Joélita Pereira Oliveira, a capacitação está sendo importante para uma reciclagem, para a troca de experiência entre os servidores e para tirar dúvidas. “É importante que tenha esse tipo de ação para a qualificação dos servidores do Instituto”, afirma a Joélita.

A professora que ministrou o curso, Kelle Catiane Nascimento, acredita que a importância desse processo de capacitação intermedeia resultados no aprendizado para o cotidiano, para a documentação oficial e para o próprio roteiro de seleção vocabular e de emprego correto da linguagem. “[Esses resultados] atendem ao cliente, ao aluno, ao candidato, a quem quer que seja enquanto receptor, então, eu costumo dizer que o ato de educar é uma porta ininterrupta, porque traz conhecimento para a vida”, explica. 

O chefe de gabinete do Campus Serrinha, Rodrigo Sampaio, achou o curso e todas as dicas da professora muito proveitosos, chegando a questionar seus conhecimentos da língua Portuguesa. “Eu senti aqui que eu não sabia muito bem o Português (risos)”, conta Rodrigo em tom de brincadeira. “É de extrema importância esse curso para a gente, já que estamos o tempo todo lidando com documentos oficiais, elaboração de documentos, de e-mail, ou seja, a escrita faz parte do dia a dia das nossas atividades”, comenta o chefe de gabinete sobre a importância do curso para a sua função.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br