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Seminários de Pós-graduação (SIP) e de Iniciação à Docência (Pibid) iniciam atividades no Congresso do IF Baiano
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h15 | Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 14h36

Confira como foi o início dos trabalhos do I Seminário Institucional de Pós-graduação (SIP) e do Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Congresso do IF Baiano – Ensino e Pesquisa.

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Primeiro dos cinco eventos que compõem a programação do Congresso de Ensino e Pesquisa do IF Baiano a ser aberto, o I Seminário Institucional de Pós-graduação – SIP iniciou suas atividades com uma mesa de discussão sobre o tema Pesquisar e inovar para recriar o viver: desafios da pós-graduação no Brasil, na tarde do dia 15, última terça-feira.

A mesa foi mediada pelo Coordenador Geral de Pós-Graduação do IF Baiano, Eduardo Perovano, que falou sobre os cursos de pós-graduação do instituto e sobre os avanços e oportunidades que a instituição vem alcançando nessa área. A discussão contou com a contribuição da palestrante e docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Giselle Roças, e também do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Vinícius Martins. 

Especialistas discutem desafios da pós-graduação no Brasil no I Seminário Institucional de Pós-graduação do IF Baiano

Giselle falou sobre produtos educativos e processos formativos, discutindo a retomada da autonomia docente como inovação. Em sua fala, ela defendeu que a autonomia é um importante atributo do docente e levou o público a refletir sobre qual o tipo de professor que se deseja ter e ser: um docente autônomo ou autômato?

“Autonomia não é soberania, o fato de eu ter autonomia não significa que eu posso fazer o que eu quiser, na hora que eu quiser na minha sala de aula, porque a sala de aula é democrática, é um espaço de interlocução”, afirma. Ela explica que há três tipos de docentes – o docente em formação, em transformação e em conformação – e propõe estratégias para que os docentes investiguem sua prática pedagógica, sejam autônomos, se reinventem e não se conformem.

O docente Vinícius Martins também fez uma palestra propositiva, apresentando estratégias para a verticalização de especialização para mestrados profissionais. Ele falou sobre as características dos cursos de especialização, dos cursos de mestrados profissionais e acadêmicos e explicou como é importante que as instituições ofertem cursos de especialização que podem ser agentes nucleadores de mestrado e qual o caminho para se chegar até o mestrado. 

Após a mesa de abertura, o I SIP teve a exposição de sete trabalhos de alunos de mestrados profissionais. As apresentações foram gravadas de forma assíncronas, mas a exposição foi aberta à discussão e contribuição síncrona pelos participantes e banca avaliadora. O seminário tem como objetivo promover essa interação entre os diferentes atores da pós-graduação no Instituto, permitindo a troca de experiências, tecnologias e a geração de colaborações, além de garantir um espaço para a Pós-Graduação no evento anual institucional.

Abertura do PIBID oficializa início das atividades dos novos bolsistas

A abertura oficial do Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, que oficializou o início das atividades dos selecionados do programa, aconteceu na noite do dia 15. A reunião de bolsistas, docentes e representantes de pró-reitorias está em sua 7ª edição, mas, neste ano, foi realizada pela primeira vez integrada à programação do Congresso do Instituto Federal Baiano. 

Foram dois momentos, ambos mediados pela professora Lilian Teixeira, coordenadora do PIBID do IF Baiano. No primeiro, representantes da Pró-reitoria de Ensino (Proen), dos coordenadores e supervisores de área do programa, discentes bolsistas e do Governo do Estado, parceiro do projeto, discursaram sobre a importância do PIBID para a formação dos estudantes de licenciatura do IF Baiano.

O pró-reitor de ensino, Ariomar Rodrigues, chamou a atenção em seu discurso para a relevância da qualidade da educação no processo de formação dos discentes em licenciatura. “Eu só acredito que teremos uma educação melhor amanhã, se nós investirmos na capacitação e na formação de hoje. Estamos num caminho de lutas e é dessa forma que configuramos o IF Baiano, como uma instituição que oferece educação pública gratuita, de qualidade, excelência e inclusão. Isso é de grande validade para os licenciandos”.

Esteve representando a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Sec-Ba), uma parceira no desenvolvimento do PIBID do IF Baiano, a professora e doutora em Educação, Ivanilda Amado. “Estamos juntando forças e esperança para que nossas ações e planejamentos se efetivem, mesmo diante de tantos desafios. Me alegra que o PIBID, sendo um programa de grande relevância social e profissional, esteja contando com o interesse do Governo do Estado”. 

Já o segundo momento foi a vez de discutir o tema “Identidade docente na formação inicial de professores por meio da articulação Ensino Superior e Educação Básica na contemporaneidade”. Estiverem presentes na discussão a coordenadora do Núcleo de Formação para Docência no Ensino Superior (Nufordes) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB), Leila Damiana dos Santos Souza, e a pró-reitora de desenvolvimento institucional do IF Baiano, Hildonice de Souza Batista. 

Na discussão, as professoras falaram sobre a importância do PIBID para a formação docente, a formação continuada e os aspectos da articulação entre Ensino Superior e Básico, presentes no cotidiano do bolsista licenciando.

I Congresso do IF Baiano – Ensino e Pesquisa 

O Congresso do IF Baiano vai até sexta-feira, 18, promovendo diversas  atividades, como conferências, seminários, mesas de discussão, apresentação de trabalhos, premiações e intervenções artísticas.  Para acessar as salas de transmissão do Congresso, os participantes devem consultar a programação no site do evento e clicar na atividade desejada.

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