Seminário discute agroecologia e produção orgânica no Campus Guanambi
Atualizado em 30 de maio de 2018 às 10h46 | Publicado em 23 de maio de 2018 às 13h12

II Seapo e II Feira de Base Agroecológica reuniu agricultores familiares do território do Sertão Produtivo.

SEAPO-ABERTURA

Abertura do II Seapo no Campus Gauanambi./ Foto: Lucas Ataíde.

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi sediou, nos dias 18 e 19 de maio, o II Seminário de Agroecologia e Produção Orgânica (II Seapo) e a II Feira de Base Agroecológica do Sertão Produtivo. O evento buscou apresentar as práticas agroecológicas para a produção de alimentos como alternativa à agricultura convencional e ao uso de produtos químicos.

Os eventos envolveram a participação das comunidades interna e externa ao IF Baiano e, sobretudo, de agricultores familiares da região que usam práticas agroecológicas em suas propriedades.

O pró-reitor de extensão do IF Baiano, Rafael Trocoli, destacou a relevância das discussões propostas no seminário. “No momento em que a sociedade discute o projeto de lei 6299/02, que regula defensivos fitossanitários, o qual tenta regulamentar de modo inadequado a nomenclatura e o uso de agroquímicos no Brasil, o evento assumiu maior relevância, visto que buscou apresentar o impacto dessa lei no aumento dos problemas ambientais, tais como, contaminação do solo, água, alimentos e, consequentemente, à saúde humana”.

Palestras e oficinas integraram a programação do seminário, abordando o uso de plantas medicinais, alimentação com base orgânica e uso de PANCS, fabricação de queijo orgânico, certificação orgânica, dentre outros temas.

Feira de Base Agroecológica

Em paralelo às atividades do seminário, ocorreu a Feira de Base Agroecológica, que trouxe para apreciação do público diversos produtos de base agroecológica como temperos, doces artesanais, oleícolas, frutas, troca de sementes crioulas, além de artesanatos. A feira foi uma oportunidade para agricultores e artesãos da região apresentarem e comercializarem seus produtos, cultivados sem a utilização de agrotóxicos e aditivos químicos.