Revista Trilhas lança edição especial nos 15 anos dos IFs
Atualizado em 3 de janeiro de 2024 às 11h34 | Publicado em 3 de janeiro de 2024 às 11h34

A Revista Trilhas, periódico de difusão científica do IF Baiano, lançou uma edição especial em comemoração aos 15 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Esta edição (Volume 3, n°2), que fechou o ano de 2023, conta com um artigo internacional, 8 nacionais e uma entrevista com o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal na SETEC/MEC, Marcelo Bregagnoli.

Os artigos são das áreas de Ciências Agrárias, Educação, Literatura, Educação Ambiental, Ciências Exatas e da Terra. As pesquisas discutem desde o desenvolvimento da leitura de jovens através de jogos até a produção de sabão ecológico como estratégia para combater a Covid e promover a educação ambiental.

No editorial, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação e editor-chefe da Revista, Rafael Oliva Trocolli, celebra a publicação de mais um número do periódico Trilhas e destaca a relevância da difusão do conhecimento produzido nos IFs para a ciência, tecnologia e inovação. “A busca por alternativas e geração de tecnologias vinculadas à resolução de problemas sociais está atrelada à continuidade da produção do conhecimento, que notoriamente depende da divulgação dos resultados dos estudos”, afirma o editor-chefe.

Para a editora-adjunta, a pró-reitora de Extensão Calila Teixeira, é louvável reconhecer e celebrar a contribuição significativa dos Institutos Federais para o desenvolvimento educacional no Brasil ao longo dos últimos 15 anos. “Essas instituições desempenham um papel crucial na disseminação do conhecimento científico e acadêmico, bem como na promoção da educação de qualidade, promovendo uma relação entre a academia e a sociedade”, explica.

A edição especial de 15 anos dos IFs está disponível no link: https://periodicos.ifbaiano.edu.br/index.php/trilhas