Revista Trilhas inicia submissões para edição especial do centenário de Paulo Freire
Atualizado em 9 de junho de 2021 às 15h38 | Publicado em 9 de junho de 2021 às 15h06

A edição especial “Centenário de Paulo Freire: um legado atemporal” recebe submissões até 30 de julho

A Revista Trilhas, periódico de difusão científica do IF Baiano, lançado em abril deste ano, abre chamada para publicações na edição especial em homenagem aos 100 anos de Paulo Freire e seu legado atemporal. O período de submissão de artigos científicos inicia hoje, 9, e segue até o dia 30 de julho. O lançamento da edição especial está previsto para 30 de setembro. Podem submeter trabalhos pessoas da comunidade interna e externa do IF Baiano.

Paulo Reglus Neves Freire, nascido em Recife-PE, no dia 19 de setembro de 1921, foi um dos maiores pensadores da pedagogia mundial. Suas obras contribuíram fortemente para o campo da Pedagogia Crítica. O pedagogo faleceu no estado de São Paulo, em 02 de maio de 1997, e é considerado um dos brasileiros mais homenageados no mundo. Em sua trajetória de vida intelectual, obteve 35 títulos de Doutor Honoris Causa, entre 1988 e 2013, em reconhecidas universidades de 11 países.

Objetivo desta Edição Especial

A edição especial Revista Trilhas tem como objetivo reunir a produção científico-acadêmica com foco nas categorias do pensamento “Freiriano”, bem como na história e obra de Paulo Freire. “Espera-se que esta edição especial contribua para o reconhecimento e fortalecimento dos estudos do campo educacional que amparam-se na perspectiva crítica e emancipatória propagada por Freire, e ainda incentivar que extensionistas, pesquisadores, professores e demais profissionais da área de educação submetam estudos qualitativos e/ou quantitativos com rigor científico necessário a esta obra”, afirma a docente Lilian Teixeira do campus Senhor do Bonfim, editora convidada desta edição.

Para o pró-reitor de Extensão e editor chefe da revista, Rafael Oliva Trocoli, a comunidade do IF Baiano sempre apresentou manifestações pela demanda de um periódico científico institucional, o qual acolhesse a pluralidade das ações de extensão, pesquisa e ensino, desenvolvidas nos 14 campi, localizados em variados territórios de identidade. “Nesse momento, a Revista de Extensão do Baiano, ‘Trilhas’, assume um relevante papel para nossa comunidade, capaz de estimular e ampliar os horizontes do pensamento indagativo, investigativo, científico, crítico e norteador de soluções sociais por meio da afirmação da ciência e tecnologia”, afirma o pró-reitor.

Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse desta Edição Especial da Trilhas em homenagem ao patrono da educação brasileira incluem (sem, no entanto, estarem restritos a eles):

• Vida e obra de Paulo Freire.
  • Paulo Freire e Pedagogia Crítica.
  • A perspectiva “Freiriana” para a Educação Profissional.
  • Paulo Freire e Prática Docente na Educação Profissional.
  • Avaliação Educacional sob a perspectiva emancipatória de Paulo Freire.
  • Extensão Acadêmica Cultural na perspectiva de Paulo Freire.
  • O Pensamento de Paulo Freire e as áreas de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Educação.
  • Alfabetização e Letramento: perspectiva emancipatória de Paulo Freire.
  • Contribuição social e política de Paulo Freire para a Educação.
  • O pensamento de Paulo Freire e a gestão educacional.
  • A perspectiva emancipatória de educação nas diversas áreas do conhecimento e do currículo escolar.
  • Categorias do pensamento de Paulo Freire.
  • Educação inclusiva e diversidade sob a perspectiva da educação libertadora.
  • Indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e a formação docente crítica emancipatória.
  • Educação de Jovens e Adultos: contribuições de Paulo Freire.
  • Influências do pensamento de Paulo Freire para a Educação Infantil.
  • Pedagogia da práxis.
  • Paulo Freire e formação de professores
  • Paulo Freire e formação científica, técnica e tecnológica
  • Projetos de extensão, pesquisa ou ensino desenvolvidos com base no pensamento “Freiriano”