Retrospectiva 2023: IF Baiano impulsiona o desenvolvimento institucional através de parcerias, internacionalização e requalificação de cursos
Atualizado em 15 de fevereiro de 2024 às 09h35 | Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 09h35

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) do IF Baiano teve um papel fundamental em 2023, impulsionando o desenvolvimento da instituição em diversas áreas. Através de suas coordenações e unidades, a Prodin atuou na orientação de parcerias, internacionalização, planejamento estratégico e aprimoramento dos indicadores institucionais, sempre em estreita colaboração com estudantes, técnicos, docentes e gestores dos campi.

Destacamos algumas das principais ações realizadas:

Parcerias Institucionais

Um dos marcos de 2023 foi o III Encontro dos Núcleos de Planejamento e Parcerias Institucionais, que aconteceu no auditório do prédio do IF Baiano professor João Batista. O evento contou com a presença de servidores dos 14  campi e teve como destaque a participação de Regina Lemos de Andrade, Mestre em Administração Pública e Diretora do Departamento de Transferências e Parcerias da União. Durante o encontro, foram abordados temas como o panorama das parcerias nas organizações, fluxo e procedimentos de parcerias no âmbito do IF Baiano, internacionalização e apoio ao desenvolvimento e gestão da oferta de cursos e vagas.

Internacionalização

Em agosto de 2023, foi publicado o Regulamento da Política de Internacionalização do IF Baiano, por meio da Resolução 303/2023 – OS-CONSUP/IFBAIANO. Essa iniciativa foi fundamental para estabelecer diretrizes claras e promover parcerias acadêmicas e intercâmbios internacionais, aprimorando o ambiente educacional com diversas perspectivas culturais e fortalecendo a instituição.

Regimentos Internos dos Campi

Destaca-se também a elaboração das minutas dos Regimentos Internos dos campi, realizada pela Coordenação Geral de Planejamento e Projetos Estratégicos (COPPE) e Unidade de Mapeamento de Processos (UMAG). Essa ação foi essencial para a organização e padronização dos processos administrativos em todas as unidades do IF Baiano.

Requalificação de cursos

Outro destaque de 2023 foi o processo de requalificação de cursos e vagas, da Coordenação Geral de Apoio ao Desenvolvimento e à Gestão da Oferta de Cursos e Vagas (CODEG). O Projeto Piloto para requalificação de cursos e vagas, realizado em conjunto com os Campi Alagoinhas, Itaberaba e Valença, teve como objetivo avaliar e propor métodos, fluxos e procedimentos mais adequados ao aprimoramento do desenvolvimento e gestão de cursos.

Ao longo dos últimos três anos, foram realizadas visitas in loco em nove campi (2021: Uruçuca, Santa Inês e Gov. Mangabeira; 2022: Xique-Xique, Teixeira de Freitas e Catu; 2023: Alagoinhas, Itaberaba e Valença), promovendo o aprimoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional e integrando o Plano de Oferta de Cursos e Vagas com o Estudo de Demanda para Oferta de Curso. Estas visitas proporcionaram uma análise detalhada dos principais indicadores acadêmicos, identificando fragilidades, potencialidades e oportunidades de melhoria em cada unidade.