Retrospectiva 2023: confira o que foi destaque no IF Baiano na área da Extensão
Atualizado em 4 de janeiro de 2024 às 16h09 | Publicado em 4 de janeiro de 2024 às 15h46

Devolver para a comunidade os saberes e soluções produzidos dentro das instituições públicas de educação e trazer os saberes e soluções desenvolvidos pelas próprias comunidades para a escola é papel da extensão. O ano de 2023 foi para o IF Baiano um ano de avanços e conquistas na área da extensão, que expandiu a quantidade de projetos e também o valor das bolsas pagas aos estudantes extensionistas.

Veja, nesta retrospectiva, alguns destaques na Extensão do IF Baiano em 2023.

Aumento no valor das bolsas

O valor das bolsas de iniciação à extensão foi reajustado de R$ 100,00 para R$ 300,00 para estudantes de nível médio e de R$ 400,00 para R$ 700,00 para estudantes de graduação. Mais de 100 bolsas de extensão foram ofertadas ao longo de 2023 em diferentes editais fomentando projetos extensionistas nos 14 campi do IF Baiano.

Edital de fomento à empresas juniores

Em julho de 2023, o IF Baiano lançou uma chamada para fomentar a expansão de Empresas Juniores nos campi da instituição. O objetivo da chamada foi apoiar financeiramente propostas de projetos destinados a custeio, que visem à melhoria de funcionamento das Empresas Juniores ativas e à criação de novas.

Com a iniciativa tinha como objetivo auxiliar na formação de jovens estudantes comprometidos com a solução de problemas da sociedade, de forma criativa e inovadora, por meio da realização de projetos empreendedores nas diversas áreas do saber.

Qualifica Mais EnergIF

O ano também foi de expansão da Formação Inicial e Continuada com o Programa Qualifica Mais EnergIF. Foram ofertadas 100 vagas distribuídas pelos campi Serrinha e Governador Mangabeira no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (200h).

A Formação capacitou os estudantes através dos seguintes componentes curriculares: Comunicação oral e escrita, Matemática Básica, Informática Básica, Ética, cidadania e trabalho, Eletricidade básica aplicada a Sistemas Fotovoltaicos, Fundamentos de Energia Solar Fotovoltaica, Tecnologia Fotovoltaica: Módulos, Arranjos, Célula, Sistemas Fotovoltaicos: Isolados, conectados à Rede, Híbridos, Bombeamento de Água, Medidas de Segurança do Trabalho Aplicadas ao Setor Fotovoltaico, Montagem de Sistemas Fotovoltaicos (teoria e prática), e Estudo de Viabilidade de Negócio.

Congresso/Famif

As ações de extensão realizadas durante todo o ano culminaram no Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX 2023 realizado em outubro, no Campus Bom Jesus da Lapa. Foram três dias de intensa programação com palestras, oficinas, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. O evento reuniu cerca de 800 participantes e as atividades de extensão se concentraram no Seminário de Extensão, Inovação e Cultura – SEIC e na etapa final do Festival de Arte e Música do IF Baiano – FAMIF. O FAMIF também foi destaque em 2023, realizando seletivas em todas as unidades do IF Baiano, inclusive, a reitoria que promoveu sua seletiva no Pelourinho, importante polo cultural de Salvador.

Mais formações para comunidade

Em 2023, o IF Baiano firmou parceria com a Marinha para capacitação de servidores, especialmente, os recrutas que buscam uma perspectiva de emprego após o serviço militar. Os cursos foram realizados na Base Naval de Aratu, em Salvador. A parceria vai continuar em 2024 com mais oferta de cursos.
Em 2024, o IF Baiano também vai ofertar mais cursos de Formação Inicial para a comunidade, pois a instituição aprovou proposta de cursos fomentados pelo Programa Mulheres Mil. As seleções estão previstas para começar no primeiro semestre do ano.