Restrospectiva: relembre 5 vezes em que o Ensino do IF Baiano brilhou em 2023
Atualizado em 5 de janeiro de 2024 às 11h54 | Publicado em 5 de janeiro de 2024 às 11h54

A qualidade do processo de ensino-aprendizagem é uma marca dos Institutos Federais. 2023 foi um ano marcado por inúmeras contribuições e realizações de Ensino no IF Baiano. O Instituto desenvolveu ações, atividades práticas e projetos de grande importância para a aprendizagem dos estudantes e conquistou muito reconhecimento.

Relembre as ações de Ensino que se destacaram em 2023.

Implementação de funcionalidades no SUAP

Em 2023, a Pró-reitoria de Ensino, junto à Diretoria de Tecnologia da Informação, executou a implementação dos módulos das Equipes Técnico-pedagógicas (ETEP), da Psicologia, das Atividades Estudantis e de Estágio no Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP, simplificando as operações nos campi e aprimorando a experiência dos usuários. O Módulo ETEP, por exemplo, é uma ferramenta que permite gerenciar os atendimentos aos discentes, bem como acompanhar as etapas e encaminhamentos necessários para atender as solicitações, possibilitando a comunicação integrada entre os setores, a agilidade no repasse das informações e o aprimoramento na consolidação dos dados sobre atendimentos realizados, colaborando para melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Recredenciamento da EAD

A Educação à Distância do IF Baiano foi avaliada pelo MEC e recebeu o recredenciamento institucional, alcançando o conceito 4. A avaliação satisfatória do ensino à distância da instituição pode tornar possível a oferta de cursos de educação superior na modalidade EAD pelo IF Baiano. De acordo com Kátia Vilela, a pró-reitora de Ensino, esse é um sonho que a pró-reitoria buscará concretizar.

Cursos de graduação do IF Baiano recebem nota máxima pelo MEC

Em 2023, a qualidade do ensino superior do IF Baiano foi reconhecida em avaliações realizadas pelo Ministério da Educação – MEC. Quatro novos cursos foram reconhecidos pelo MEC e avaliados com nota máxima (5) pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) em 2023. Os cursos são: Tecnológico em Gastronomia, em Catu; Licenciatura em Ciências Biológicas, em Serrinha; Tecnológico em Gestão de Cooperativas, Serrinha; Engenharia de Alimentos, em Uruçuca. Outros três cursos tiveram reconhecimento renovado, avaliados com conceito 4: Tecnológico em Gestão de Turismo (Campus Uruçuca), Licenciatura em Ciências Agrárias (Campus Senhor do Bonfim), Licenciatura em Ciências da Computação (Campus Senhor do Bonfim) e Licenciatura em Química (Campus Guanambi).

Prêmio na Residência Pedagógica

Em dezembro de 2023, o Programa de Residência Pedagógica do IF Baiano recebeu um importante reconhecimento no Encontro Nacional das Licenciaturas, que ocorreu no Rio Grande do Sul. Os alunos do curso de Ciências da Computação do IF Baiano – campus Senhor do Bonfim foram premiados com o Prêmio Paulo Freire, por um trabalho sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP). O artigo intitulado “Residência Pedagógica e sua contribuição na formação discente” foi escrito pelos residentes Jilcleison Nascimento da Silva, Neandro da Silva e Francisco Manoel Gama Pereira, sob a orientação do orientador Damon Ferreira Farias.

Garantia de Bolsas para o Proeja

Em 2023, foi aprovado o Projeto EJA-EPT de adesão à bolsa formação e o IF Baiano foi contemplado com R$ 1.056.000,00. A verba vai para bolsas de estudantes jovens e adultos acima de 18 anos dos cursos técnicos de Gastronomia do Campus Santa Inês e Agropecuária do Campus Catu. Para a pró-reitora, a conquista reforça o compromisso do IF Baiano com a Educação de Jovens e Adultos.